![Professor Rômulo Fotenele no Portal Piauí Hoje](https://piauihoje.com/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-11-at-10-59-46-1739282795.jpeg)
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) acaba de anunciar a criação do seu mais novo programa de pós-graduação: o Mestrado em Ciências da Natureza. Aprovado em outubro de 2024, o curso visa formar profissionais de alta qualidade em ensino de ciências, uma área que até então não contava com mestrado no Piauí e no Acre. O professor Rômulo Fontenele, biólogo e filósofo multifacetado, informa que o programa oferecerá 20 vagas iniciais, com edital previsto para ser lançado após o dia 20 de fevereiro de 2025.
O Piauí e o Acre eram os únicos estados brasileiros que ainda não possuíam formação de mestres e doutores na área de ensino de ciências. Agora, essa lacuna será preenchida com o novo Mestrado em Ciências da Natureza da UFPI. O programa, aprovado em outubro de 2024, é fruto de um esforço liderado pelo professor Rômulo, membro da comissão de criação do curso.
A iniciativa surgiu após o professor participar do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), onde conheceu a professora Nise Risat, uma das coordenadoras da CAPES. Durante o evento, Rômulo apresentou uma proposta inicial que unia ciências e matemática, mas, após orientações, a equipe decidiu focar exclusivamente nas ciências da natureza.
O curso é voltado prioritariamente para licenciados em Ciências da Natureza, mas também abre vagas para profissionais formados em química, física, biologia e matemática. As inscrições para as 20 vagas iniciais estarão abertas após o dia 20 de fevereiro de 2025, e os interessados devem ficar atentos ao edital que será divulgado pela UFPI.