Geral

Teresina organiza atividades para marcar o Dia Colesterol. Confira

atividades Dia Colesterol Teresina

Sábado - 03/08/2013 às 18:08



 No Dia Nacional de Controle do Colesterol, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC vai promover uma campanha com distribuição de cartilhas em todas as capitais do país para alertar os pais e educadores a estarem mais atentos ao colesterol dos jovens. Segundo a entidade, um em cada cinco crianças ou adolescentes, entre 2 e 19 anos, já tem colesterol elevado, onde 8% têm altos valores de LDL (“colesterol ruim”) e 45% apresentam baixos níveis de HDL (“colesterol bom”).

Em Teresina o fato vai acontecer na Escola Liceu Piauense, no centro da cidade entre as 8h e 11 horas da próxima quinta-feira(8)


O diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular, Carlos Alberto Machado, explica que o LDL é o responsável pela formação de placas de gorduras nas artérias, o que dificulta o fluxo do sangue e aumenta o risco de infartos e AVCs. Já o HDL previne as doenças cardiovasculares reduzindo o acúmulo de placas. “Quanto maior o HDL, melhor para a saúde”, orienta Machado. Para a SBC, os jovens com o colesterol elevado correm risco de sofrer um infarto 10 anos mais cedo na vida adulta.

A cartilha que será distribuída traz as principais orientações sobre o colesterol e, de forma didática, lembra que as principais causas do problema são a má alimentação e a falta de atividades físicas. “Mas o histórico familiar pode contribuir para o desenvolvimento da doença, por isso que é necessário fazer exames de sangue pelo menos uma vez por ano”, esclarece o especialista.

A cartilha da SBC, que ainda poderá ser baixada gratuitamente no portal da entidade www.cardiol.br (link: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/gibi_colesterol2013.pdf), também informa que 70% do colesterol é produzido pelo próprio organismo, outros 30% são provenientes da alimentação e é essencial para a produção de vitamina D e bile. “O colesterol em excesso é prejudicial. Colesterol total acima de 200, LDL acima de 100 e HDL abaixo de 40, representam um sinal de alerta”, conclui o diretor da SBC.



SERVIÇO:

Ação: palestra, exame de colesterol, aferição de pressão arterial e distribuição de cartilhas

Local: Escola Liceu Piauense – Teresina – PI

Data: 08 de agosto

Horário: 8hs às 11hs

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Dia 8
<