Geral

Projeto da Piauí Conectado será divulgado em livro com apoio da ONU

A Piauí Conectado é um dos quatro principais casos que foram selecionados por um conselho consultivo com autoridades de países como Itália, Holanda e Estados Unidos.

Da redação

Domingo - 26/09/2021 às 13:19



Foto: Divulgação Piauí Conectado
Piauí Conectado

Mais uma vez o Piauí ganha destaque na Organização das Nações Unidas (ONU) com um modelo de desenvolvimento sustentável para ser replicado no mundo inteiro. No mesmo ano em que o projeto da Nova Ceasa foi escolhido a melhor PPP do mundo pela Unece, agora é a vez da Piauí Conectado ser apontada como um dos projetos mais emblemáticos do Bright Green Book 2, que será lançado com apoio da ONU Habitat. No total, serão 200 projetos de todo o mundo no livro destacando ações de inovação que criem soluções de impacto, oportunidades e inspiração em tempos desafiadores.

“Temos quatro projetos que vão formar o pilar da proposta do livro, por apresentarem ações necessárias para transformar o mundo e que todos os países precisam replicar. Queremos promover não apenas o projeto do Piauí Conectado em si, mas também esse modelo para um novo tipo de negócio sustentável, que é a telecomunicação como vetor de distribuição do desenvolvimento”, destaca Robson de Oliveira, da editora HUMAN Books, responsável pela publicação.

O livro será lançado em novembro durante evento organizado pelo Instituto Smart City Business America (SCBA) e Wall Street International, e na ocasião serão escolhidos 40 projetos dentre os 200 para receber o Prêmio Inova Cidades do SCBA, que acontece há 9 anos. O processo de seleção dos casos indicados para publicação ocorre até o dia 11 de novembro de 2021. A reedição digital do BGB2 será publicada em 6 idiomas (inglês, espanhol, português, chinês e italiano) e terá 4 milhões de exemplares distribuídos no mundo nos próximos dois anos.

Piauí Conectado: o caso da inclusão digital através da tecnologia sustentável

O projeto da Piauí Conectado se destaca por usar a telecomunicação como vetor de desenvolvimento, descentralizando o acesso à internet dos grandes centros urbanos e levando inclusão digital para cidades de menor porte. O Piauí possui, majoritariamente, cidades com baixa população, com menos de 50 mil habitantes, muitas delas inferior a 10 mil, o que dificulta que esses municípios tenham condições de sozinhos atrair investidores para construção de uma infraestrutura de internet adequada e eficaz. Ao sanar esta dificuldade e promover a expansão da internet no estado, a PPP aumentou a quantidade dos acessos à rede. Os acessos por 100 domicílios passaram de cerca de 20,5 em julho de 2019 para 26,3 em dezembro de 2020, um aumento de 28% em 18 meses.

A Piauí Conectado também garantiu ambientes de aprendizagem seguros, inclusivos e eficazes para todos: já são mais de 180 mil alunos atendidos pela rede de fibra ótica e mais de 20 mil funcionários das escolas beneficiados. As perspectivas de futuro, uma vez finalizada sua implantação completa nos 224 municípios do estado, apontam quase 300 mil estudantes beneficiados pelo projeto.

A PPP Piauí Conectado se destaca ainda no eixo ambiental por usar a tecnologia da fibra ótica para padrões mais sustentáveis de produção e consumo, integrando medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos de atuação. A fibra ótica, por utilizar materiais sustentáveis, já evitou emissões de 42 toneladas de poluentes no Piauí. O potencial do projeto indica que, em 30 anos, terão sido evitadas 277 toneladas de emissões. Para efeitos de comparação, seria necessária uma área verde equivalente a 24 campos de futebol para alcançar essa marca. Além disso, com a utilização da fibra ótica, o rejeito de mineração evitado pela não exploração do cobre será de 1.619 toneladas.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: