A previsão meteorológica aponta para uma redução das chuvas em Picos nos próximos dias. A cidade estava sendo afetada por um sistema de umidade do Atlântico Sul, conhecido como Zacas, que se desconfigurou. A expectativa é de chuvas moderadas a fracas, o que deve ajudar nas ações de recuperação e reconstrução em andamento, após as fortes chuvas no início da semana.
De acordo com Werton Costa, climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), o cenário agora é de chuvas mais esporádicas e com menor intensidade. No entanto, o alerta continua devido à fragilidade das áreas de morro, que podem ser afetadas por deslizamentos.
Teresina e Região Norte do Piauí
A previsão também indica aumento das chuvas na Grande Teresina e em cidades do centro-norte do Piauí, como Campo Maior, Altos, Castelo e Piripiri. O coordenador do Centro de Monitoramento de Riscos e Desastres (Cegrid), Michel Francisco, alerta para a necessidade de atenção redobrada por parte da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, para garantir ações eficazes caso ocorram danos na região.
Vale do Longá
O Vale do Longá deve enfrentar aumento no nível dos rios, como o Parnaíba, Longá e Poti, devido às chuvas previstas, o que pode gerar alagamentos em cidades como Luzilândia e Batalha.
Litoral
Michel Francisco também recomenda atenção constante para a região litorânea do estado, devido à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está trazendo umidade para Parnaíba. A tendência é de chuvas mais concentradas no Médio Parnaíba e no norte do estado até o fim do mês.
Fonte: CCOM Piauí