Geral

PORTO PIAUÍ

Porto de Luís Correia será inaugurado hoje com chegada de navios e shows

Neste dia histórico são esperadas 12 mil pessoas no local, onde haverá show do Xand Avião e presença de autoridades

Alinny Maria

Quarta - 13/12/2023 às 08:22



Foto: Divulgação Porto Piauí em Luís Correia
Porto Piauí em Luís Correia

Hoje, 13 de dezembro, será um dia marcante na história do Piauí. O Governo do Estado inaugura a primeira etapa do Porto Piauí, no município de Luís Correia. O projeto foi idealizado há 63 anos e finalmente virou uma realidade e irá impulsionar a economia Piauiense. Para a inauguração, haverá uma solenidade com presença de autoridades e shows musicais gratuitos.

O Piauí era o único estado brasileiro banhado pelo Oceano Atlântico que não possuía um porto marítimo. Os investimentos no porto apontam para a consolidação de uma nova realidade econômica e competitiva do Piauí, pois permitirá a exportação e importação de produtos por território piauiense, impulsionando os negócios locais e aumentando as riquezas e receitas do Estado.

Esse impacto, no entanto, será por etapas. Após a entrega da primeira fase, ocorrerão a entrega de novas fases ao longo dos próximos meses e anos, com a participação do Governo do Estado e de empresas privadas.



Programação de inauguração:

A partir das 14h está programada a chegada de dois navios da Marinha e uma festa para um público de 12 mil pessoas, que contará com shows gratuitos, dentre eles o forrozeiro Xand Avião. O evento é aberto ao público. 

 “Há décadas o povo do Piauí sonha com este projeto para que a gente possa importar e exportar mercadorias a partir do nosso próprio porto. Teremos outras etapas, novos terminais e, certamente, a atração de muitas indústrias para o norte do Piauí. Então, convido a todos a se fazerem presentes neste dia histórico. A gente se encontra lá!”, publicou o governador Rafael Fonteles.

O Ministério dos Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) irão conceder autorização para o funcionamento do Porto Piauí. Na prática, o documento é uma espécie de “certidão de nascimento” do porto.

Para que o ministério e a agência constatem a navegabilidade do canal, um navio da Marinha do Brasil estará ancorado nas margens do porto. A chegada da embarcação só foi possível graças à obra de dragagem do canal com quase 3,5 km de extensão e profundidade de 7 metros na maré baixa e de 9 metros na maré alta.

O Porto de Luís Correia irá fortecer diversos setores, atrair novos empreendimentos e gerar emprego e renda para a população. Nesta quarta (13), já será entregue o canal de acesso; a retroárea, que consiste na área imediatamente após o cais; a urbanização da via; o ambiente de acesso (portal), onde será construído o centro administrativo do porto; além do pátio de contêiner e o pátio de mercadorias em geral.

Quem for ao evento ainda terá a oportunidade de ver a exposição “Nasce o Porto” que apresenta a história e os desafios para o desenvolvimento do projeto. A exposição também conta com uma sala interativa, garantindo aos visitantes uma experiência imersiva e lúdica.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: