TRABALHO

Por que o Home Office a cada dia vira maior tendência?

Mas mesmo que tal regime tenha seus prós e contras, é importante que a gente possa apontar alguns fatores importes


Home Office

Home Office Foto: Pixabay

É fato que o ano de 2020 foi um divisor de águas para muitas pessoas. Muitos dos cidadãos brasileiros perderam seus empregos e tiveram que se reinventar, e um setor do mercado que acabou crescendo em larga escala foi o do marketing digital.

A explosão neste setor não é novidade ocasionada pelo coronavírus e a necessidade de se estar em casa, embora tal fato tenha contribuído também. A grande verdade é que desde 2010 este mercado vem crescendo e conquistando os brasileiros cada vez mais. O salário é praticamente o mesmo daquele de quem trabalhar em uma sede, porém você não tem um chefe te encarando a todo momento, não há convivência com colegas de trabalho que querem lhe prejudicar, e também há o bônus de poder se levantar e fazer um cafezinho a hora que quiser.

Motivos para que as pessoas invistam em home office não faltam, mas como aprendemos desde cedo: “grandes poderes requerem grande responsabilidade”. Este é o ponto da questão onde queremos chegar: o home office não é para qualquer um.
Neste regime de trabalho, seu praticante precisa ter muito foco e organização, pois se faltar estes dois fatores primordiais, logo se verá cheio de tarefas e com tempo escasso para resolve-las.

Mas mesmo que tal regime tenha seus prós e contras, é importante que a gente possa apontar alguns fatores importes que indicam que o home office ainda irá crescer muito:

Mercado ascendente

Aqui temos o principal motivo para você adentrar no regime Home Office. A grande parte das pessoas que tentam trabalhar de casa, procuram montar seu próprio negócio, seja um e-commerce ou até mesmo agência de publicidade.

Em verdade, as possibilidades são muitas, principalmente para trabalhos no mercado digital, como o Marketing. Vamos focar nesta área durante esta notícia.

Mas indo direto ao ponto sobre home office ser um mercado ascendente, há pesquisas apontando que o Home Office irá crescer em 30% após a pandemia. Estas projeções por si só já demonstram a importância que tal regime vem conquistando não só no Brasil, mas também no mundo inteiro.

Quando você digitaliza sua empresa e adota o nosso regime em questão, não está apenas reduzindo gastos, mas também investindo na sua própria vida pessoal e profissional, e na dos seus colaboradores. Afinal, todos tendem a ganhar.

É importante salientar, que como sabemos,  nem todas as pessoas se adequam a trabalhar em casa. Há questões muito importantes para serem discutidas, como:

  • Bater ponto
  • Rendimento
  • Saúde
  • Ferramentas para trabalhar

Estes são apenas 4 pontos que temos como principais para levarmos em consideração. É fato que tudo isso pode ser resolvido de maneira astuta e prática, porém como todas as mudanças que o mundo presenciou, trocar um sistema de trabalho por algo tão diferente pode causar não só estranhamento, mas também resistência.

Com o tempo, felizmente, esta resistência vem perdendo poder e cada vez mais o mercado está abrindo para novas possibilidades. Seja por conta de pandemia, ou simplesmente por tendência mercadológica.

Trabalhar para mais de uma empresa

Quando falamos em trabalhar em casa com marketing digital, especificamente, nós temos um leque de possibilidades. Podemos fazer design de sites ou para redes sociais, podemos trabalhar com promoções no Google Ad’s ou até mesmo com SEO.

As possibilidades são grandes e você não precisa focar em apenas uma empresa, podendo buscar oportunidades em outras agências ou clientes particulares a partir de um site institucional.

Obviamente, aqueles dois fatores que expusemos anteriormente precisam estar presentes em todo o processo. Não adianta abraçar o mundo e projetos, se não terá tempo e /ou disposição para arcar com os compromissos. Daí vem o foco e a organização pessoal e profissional.

Ter uma vida mais saudável

Outra característica de se trabalhar em casa é a possibilidade de você parar o que está fazendo, caso sua rotina esteja organizada, e fazer atividades físicas enquanto dá um tempo do computador.

Se em uma empresa normal você tem direito a 15 minutos de descanso de manhã, e mais 15 a tarde, não seria diferente no home office. Porém aqui você tem a possibilidade de estender este tempo para meia hora ou até uma hora. Você que manda, mas lembre-se da organização. As vezes ao invés de parar de trabalhar as 18 horas da tarde, você prefira trabalhar até as 19:00, porém estendendo seus 15 minutos de descanso para 45.

Assim você pode ir a academia, caminhar na sua rua, ou qualquer atividade que lhe agrade e tire um pouco o seu cérebro dos problemas e questões profissionais. Isto é uma vida saudável com uma mente saudável.

É importante entender que pessoas que criam conteúdo, usam muito da sua mente nesse processo, o que pode cansar e trazer problemas precoces. Além das atividades físicas, pode ser que seja interessante procurar ferramentas em que possa, por exemplo, criar vídeos com fotos de uma maneira rápida e prática. Assim não terá tanta dor de cabeça em pensar nos mínimos detalhes. Lembre-se que ferramentas digitais existem para facilitar nossas vidas profissionais sem que percamos qualidade e tempo.

Valorização pessoal e profissional

Quanto mais você trabalhar, mais vai ganhar. Mas isso não é tudo, pois você não está a mercê de políticas de RH defasadas e mirabolantes de administradores. Isto significa que não terá alguém para fazer pouco caso do seu esforço, ou então desdenhar suas habilidades durante os serviços.

Obviamente isto não elimina feedbacks negativos de clientes, porém ao trabalhar em home office é muito comum a sensação de que não dependemos de ninguém a não ser nós mesmos.

Enquanto de um lado temos esta valorização da vida profissional, não podemos esquecer da valorização pessoal. Caso você tenha filhos e não há creche disponível, poderá trabalhar e ficar de olho neles em casa.

Tanto pai quanto mãe podem melhorar a ligação que possuem com seus filhos a partir do momento que estão mais próximos deles. Isto vale para quem tem pets também, que são ótimos amigos para desestressar seus donos.

Como pode ver, motivos para ingressar no home office não faltam. Caso você ache que está preparado para tal regime, vale a pena pesquisar mais a respeito e tentar mudar a sua vida. Afinal, nunca é tarde para recomeçar.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: