
Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as Polícias Civis dos estados do Piauí e Maranhão resultou na recuperação de 411 veículos, entre motos e carros, que estavam retidos administrativamente em pátios conveniados nas cidades de Teresina, Parnaíba, Floriano e São Luís (MA). Do dia 10 a 20 de julho, as equipes policiais realizaram a identificação de todos esses veículos, sendo que alguns foram clonados e agora tiveram sua identidade original revelada.
A 'Operação Pátio Limpo' terá uma segunda fase, em que consiste na restituição dos veículos com registro de roubo/furto aos seus verdadeiros proprietários. A Polícia Civil do Piauí lembra que esses veículos iriam para leilão em breve, o que poderia lesar ainda mais o proprietário.
Na operação foram mobilizados 78 policiais que atuaram nos dois estados. Eles foram capacitados por instrutores para entender a dinâmica e as técnicas de identificação veicular. Todos esses conhecimentos adquiridos serão utilizados em ações ordinárias na identificação de veículos adulterados/clonados.
Os verdadeiros proprietários dos veículos serão notificados pela Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí (POLINTER), Delegacia Regional de Imperatriz/MA e à Delegacia de roubos e Furtos de veículos na cidade de São Luis/MA para a restituição dos bens, não sendo necessário o deslocamento às Delegacias com o intuito de evitar aglomerações.