Geral

QUEDA DE AVIÃO

Piloto relata falha mecânica e pediu socorro antes de avião cair; ouça o áudio

O piloto pretendia pousar na pista do Aeroporto de Teresina, mas não deu tempo

Da Redação

Segunda - 12/06/2023 às 09:52



Foto: Corpo de Bombeiros Avião fez pouso forçado e caiu em lagoa no bairro Poti Velho
Avião fez pouso forçado e caiu em lagoa no bairro Poti Velho

Um áudio do piloto relata os momentos que antecedem a queda de um avião de pequeno porte nesse domingo (11), em uma lagoa no bairro Poti Velho, na zona Norte de Teresina. O áudio foi divulgado nesta segunda-feira (12). O piloto fez contato com a torre de controle dizendo que havia uma pane no motor e pediu socorro. 

De acordo com testemunhas, a tragédia foi evitada porque o piloto conseguiu pousar numa área aberta, de vegetação rasteira e terreno pantanoso, região de lagoas no bairro Poti Velho, próximo ao rio Poti.

A aeronave modelo Bonanza (PT-DLO) vinha do Pará e era comandada pelo piloto Johnny Francisco dos Santos. O co-piloto era Marcelo Nogueira Ramos, que é soldado da Polícia Militar do Ceará. Felizmente os dois tiveram apenas ferimentos leves. 

Populares relataram que a aeronave começou a voar baixo. O piloto tentou chegar ao Aeroporto de Teresina, mas não conseguiu e acabou fazendo um pouso forçado em uma mata. No áudio, o piloto relata que houve uma falha no motor.

“O motor falhou. Eu mudei de tanque, rápido, continuou falhando, voltei para o outro motor, falhou. Aí pronto, parou! Tentei reanimar ainda, não deu. Quando eu olhei pra baixo, meu amigo, era só casa. Olhei a minha direita, eu vi a lagoa e disse ‘é bem ali assim’. Dei uma puxadinha rápida, puxei o manche rápido, ganhei um pouco mais de atitude. Aí atroei a lagoa, limpei o avião e a velocidade já vinha caindo, e preparei o avião para o impacto. Na hora do impacto a asa direita batei em uma árvore, o avião rodou e parou dentro da lagoa”, disse o piloto no áudio.

O piloto utilizou termos técnicos para pedir socorro, no caso foi "mayday", que significa uma situação de emergência. Ouça o áudio abaixo:

whatsapp-audio-2023-06-11-at-13-23-31-mp3.mp3

AVIÃO PERTENCE A EMPRESÁRIO

O avião pertence ao empresário Tiago Junqueira, que atua no setor do agronegócio. Ele é dono da Fazenda Chapada Grande, localizada em Regeneração e conhecida como a maior produtora de grãos do Nordeste. 

AEROPORTO DE TERESINA SE MANIFESTA

Em nota, o Aeroporto de Teresina (THE) informou que o avião que vinha de Redenção, no Pará, com destino a Teresina, Piauí e que entrou em contato com a torre de controle declarando situação de socorro, mas não conseguiu pousar no aeroporto. 

"O centro de operações aeroportuárias da CCR Aeroportos logo acionou o seu plano de emergência, direcionou membros da equipe para o local do ocorrido e acionou o Corpo de Bombeiro estadual e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), relatando o ocorrido", disse a nota. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: