A estudante piauiense Thayla Janis Carvalho Figueiredo, de 9 anos, foi destaque no Jornal Nacional nessa segunda-feira (15). Ela descobriu um asteroide por meio do Programa Caça Asteróides, uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA).
A menina é estudante de escola pública e mora na cidade de Isaías Coelho, a 421 km de Teresina. Ela foi incentivada junto com outros alunos da escola pelo professor Jhenys Maiker.
Professor Jhenys Maike e a aluna Thayla Janis
O projeto Caça Asteroides faz parte dos projetos de popularização da ciência da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC). Os participantes que identificarem algum corpo celeste, podem nomeá-los posteriormente.
Em suas redes sociais, o governador Rafael Fonteles (PT-PI) destacou o talento da piauiense que é apaixonada por astronomia.
"Parabéns, Thayla! Que sua curiosidade e seu amor pela ciência possam levar você ainda mais longe!", postou o governador.
O humorista piauiense Whindersson Nunes também destacou o talento de Thayla. Em suas redes socais, Whindersson compartilhou um convite para que a menina vá testar um novo telescópio desenvolvido em Parnaíba, no litoral do Piauí. Além disso, ele disse que quer presenteá-la com um telescópio.
"A @thaylajanis encontrou um asteroide e nós não encontramos o celular no modo silencioso, não da pra não incentivar, a @tronroboticaeducativa estava projetando um telescópio simples de Busca Inteligente (encontrar a lua e ajustar a visão apenas clicando num botão por exemplo), queria que você fosse a primeira a testar na sede da Tron em Parnaíba. Além disso, queríamos te presentear com um telescópio 🔭, pra você estudar, fazer suas pesquisas e olhar pro céu como você gosta!", publicou o humorista.