Geral

KITESURFE

Piauiense de 9 anos é destaque no Esporte Espetacular pela prática do Kitesurfe

O menino mora em Barra Grande e é uma grande promessa do esporte

Da Redação

Segunda - 20/11/2023 às 11:08



Foto: Reprodução/TV Globo Paulo Henrique Barros Nicolau, conhecido como PH
Paulo Henrique Barros Nicolau, conhecido como PH

O piauiense Paulo Henrique Barros Nicolau, conhecido como PH, de 9 anos, foi destaque no Esporte Espetacular, programa da Rede Globo, exibido nesse domingo (19). Ele reside no povoado Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, e é uma promessa do kitesurfe. 

O garoto foi incentivado pelo pai, Paulo Henrique Carvalho, que mesmo sem praticar o kite procurou pessoas que pudessem ensinar o filho. Tudo começou quando PH tinha apenas dois anos, era só uma brincadeira, mas logo PH se destacou e hoje já conquistou até competições nacionais como o Kite Cumbuco e Big Air. 

"Eu estava na casa do meu primo e um dia ele perguntou: "Paulo Henrique, tu quer aprender o kitesurf?" Eu disse “quero”, e no outro dia ele já me chamou. Depois eu comecei a ficar um pouco bom, comecei a cair, mas depois consegui andar mais. Fiquei melhor ainda e agora sou um kitesurfista muito bom, faço um monte de manobras, e agora vou me tornar o melhor do mundo – contou PH, confiante no próprio talento.

PH Kitesurfista na praia de Barra Grande / Foto: TV Glono

- Kite para mim é uma terapia. É muito bom ficar velejando pelas águas e todo mundo, quando me vê velejando, falam que eu sou bom – completou o garoto.

A praia de Barra Grande é conhecida pela prática de Kitesurf. As condições de vento e de maré do local se tornam o lugar excepcionalmente bom para a prática do esporte, atraindo atletas do mundo inteiro. Mas, também, incentiva talentos do próprio local, como Manoel Piçarrinha, natural de Barra Grande e um dos principais kitesurfistas do circuito mundial.

- As crianças ficam muito felizes quando estou na água com eles. Toda hora ficam perguntando o que tem fazer, o que tem que melhorar. O Ph está velejando bem e daqui a pouco já está dando trabalho – contou Piçarrinha.

A primeira competição de PH foi em 2021. Sem categoria específica para sua idade, competiu com adversários muito mais velhos e acabou em terceiro lugar, começando a mostrar o seu talento para todos.


- Primeira vez que ele competiu e foi legal que ele foi uma revelação. Não tinha categoria dele, tive que inscrever o PH no meio de uns caras enormes, e foi até meio engraçado. Eles olhavam para ele e viam um molecote, mas ele foi muito bem – contou o pai de PH, Paulo Henrique Carvalho.

 Cheguei lá com aquela pressão, mas vi que dava para me esforçar e fiquei em terceiro lugar. Eu fiquei de boa, não sou aquela pessoa que fica nervosa – completou PH.

Com talento e simpatia, PH é apenas uma promessa e ainda depende de doações para custear equipamentos e campeonatos. Mesmo sabendo que da dificuldade de conseguir um lugar entre os melhores do mundo, o objetivo é claro: PH quer ser campeão mundial.


Veja a reportagem completa clicando aqui!

Fonte: Com informações do GE e Esporte Espetacular

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: