Geral

EDUCAÇÃO

O que é a abordagem Pikler?

Emmi Pikler foi uma pediatra húngara que introduziu uma nova filosofia sobre o cuidado e aprendizado de bebês, saiba mais

Da redação

Quarta - 09/02/2022 às 12:37



Foto: Divulgação Educação de criança
Educação de criança

A abordagem Pikler se trata de uma filosofia de vida proposta por Emmi Pikler que visa aprimorar a educação infantil e o desenvolvimento saudável da criança em sua primeira infância, ou seja, entre os 0 e os 3 anos de idade. Emmi foi uma pediatra húngara que introduziu, nos anos que se seguiram após a Segunda Guerra Mundial, uma nova filosofia sobre o cuidado e aprendizado de bebês.

Em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, Emmi fundou um orfanato para acolher bebês e crianças de até três anos. Esse orfanato se transformou em uma creche que oferecia um trabalho atencioso e interativo entre as crianças, a partir do estímulo da autonomia e motricidade.

A abordagem Pikler é, portanto, um conjunto de princípios direcionados à educação de bebês, que defende que as crianças pequenas são capazes de aprender a engatinhar e andar por si próprias, sem que os adultos os induzam a essas ações; respeitando o tempo de cada um, deixando-os brincar livremente.

Dessa forma, a metodologia tem como objetivo trabalhar as primeiras fases de desenvolvimento dos pequenos, a partir de atividades que estimulem a independência e autonomia deles, focando em princípios básicos, como: a motricidade livre, a autonomia e a segurança efetiva.

Motricidade livre

Esse princípio fala do movimento livre, defendendo que a criança deve ter liberdade para se movimentar, de forma que desenvolva uma consciência corporal sem a intervenção de um adulto. Estudos revelam que há uma grande diferença entre a criança conseguir se sentar sozinha ou conseguir ficar sentada quando os pais a colocam na posição. No segundo caso, a criança não teve um esforço para descobrir como chegou àquela posição, ou seja, não precisou conhecer seus movimentos e explorá-los.

Segurança afetiva

Esse princípio está relacionado ao vínculo entre a criança e o adulto, nos cuidados do dia a dia. É fundamental estabelecer uma relação de confiança com o bebê,para que ganhe autonomia. Indica-se que o adulto pode explicar o que está sendo feito e até pedir a participação da criança.

Autonomia

Permitir que as crianças possam explorar o ambiente sozinhas e interagir umas com as outras de modo natural e espontâneo é um pilar fundamental da abordagem Pikler. Uma maneira de estimular esse descobrimento do mundo é por meio de um ambiente seguro e intuitivo, com monitoramento e sem interferências.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: