Geral

LUTO

Morre o artesão Mestre Costinha, referência da arte santeira do Piauí

Mestre Costinha foi discípulo do Mestre Dezinho e é autor de grandes obras

Da Redação

Terça - 25/02/2025 às 18:48



Foto: Reprodução/Instagram Mestre Costinha é um dos representantes da arte popular santeira do Piauí
Mestre Costinha é um dos representantes da arte popular santeira do Piauí

Morreu nesta terça-feira (25) Raimundo Nonato Costa, conhecido como Mestre Costinha, de 57 anos. Costinha é um dos representantes da arte santeira do Piauí. Seu trabalho se destaca pelo acabamento primoroso. A causa da morte não foi informada.

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) lamentou a morte de Costinha, destacando que ele será sempre lembrado como um grande artesão santeiro, cujo talento e generosidade marcaram a história do artesanato no Piauí. 

"Sua contribuição foi fundamental para o fortalecimento e a valorização da arte em nosso estado, deixando um legado que perdurará por gerações. Neste momento de dor, a Sudarpi se solidariza com os familiares, amigos e todos que conviveram com Costinha, expressando os mais sinceros sentimentos pela perda irreparável. Que a memória de sua obra e sua dedicação ao artesanato piauiense permaneçam como exemplo de inspiração e carinho. Descanse em paz, Costinha", disse a nota divulgada pela Sudarpi.

Nascido em Teresina, em 1968, Mestre Costinha é autor de uma grande coleção de anjos, santos, talhas regionais, painéis, baús coloniais, oratórios e gamelas.

De acordo com informações da Rede Artesol, Costinha começou a trabalhar com artesanato em 1980, como discípulo de Mestre Dezinho, considerado precursor da arte santeira no Piauí. Costinha começou lixando suas obras, fazendo os desenhos, e o acabamento. Aos poucos foi dando continuidade a tradição da arte santeira imprimindo seu próprio estilo.

Na época do falecimento do Mestre Dezinho, Costinha já desenvolvia seu trabalho autoral, em casa, a noite. Logo que investiu em sua arte de forma independente, passou a atender muitos pedidos e encomendas, para vários estados do Brasil.  

Costinha atendeu muitos clientes lojistas, colecionadores, galeristas de arte, como a renomada colecionadora Ana Maria Chindler, da Galeria Pé de Boi, no Rio de Janeiro, entre outros. Suas obras são bastante conhecidas e procuradas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<