RESGATE
Da Redação
18 de agosto de 2026 às 09:29 ▪ Atualizado há 49 minutos
Um macaco-prego foi resgatado nessa segunda-feira (17) pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal de Teresina após ser encontrado circulando por residências no bairro Promorar, na zona Sul da capital.
A ocorrência mobilizou a equipe responsável pelo manejo de animais silvestres. O animal foi capturado com segurança e não apresentava ferimentos. Após o resgate, o macaco-prego foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passará por avaliação veterinária.
No local, os profissionais devem verificar as condições de saúde do animal e definir os próximos procedimentos. Caso esteja apto, a previsão é que ele seja devolvido ao seu habitat natural.
A Guarda Municipal alerta que a população não deve tentar capturar ou tocar em animais silvestres encontrados em áreas residenciais. A tentativa de manejo sem equipamentos e conhecimento adequados pode colocar tanto o animal quanto os moradores em risco.
A recomendação é manter distância, evitar cercar ou assustar o animal e acionar os órgãos responsáveis para que o resgate seja realizado de forma segura.
Em Teresina, ocorrências envolvendo animais podem ser comunicadas à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.
Fonte: Instagram/GPA
LUTO
ENTREVISTA
PREVISÃO
RELIGIÃO
LUTO
PRÊMIO 45 MILHÕES