
O Piauí perdeu dois piauienses nesta quinta-feira (07) para o novo Coronavírus. Um idoso de 74 anos, com problema pulmonar morreu no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina e uma mulher, natural de Baixa Grande do Ribeiro, de 52 anos, veio a óbito no Hospital Tibério Nunes, em Floriano, Sul do estado. As informações foram divulgadas às 20h30 pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI).
De acordo com o boletim, mais 80 casos de Covid-19 foram confirmados de ontem para hoje. São 45 mulheres e 35 homens, com idades que variam de 1 ano a 89 anos.
Os municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Coivaras, Currais, São José do Peixe e São Luís do Piauí registraram casos confirmados do novo coronavírus pela primeira vez.
Com isso, 83 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados do novo coronavírus. O total de casos confirmados no Estado até agora é de 1.131 e o número de mortos é 37.
Ao todo, 12.900 piauienses testaram negativo para o Covid-19. No momento 275 estão internados, sendo 190 em leitos clínicos, 82 em UTIs e três em leitos de estabilização. 191 pacientes receberam médica e venceram o vírus.
Brasil passa marca de 9 mil mortes
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (07) mostram que o Brasil chegou a 9.146 mortes por Covid-19 e 135.106 infectados.
O que é o COVID-19
COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.
Como se proteger do coronavírus
- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;
- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;
- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.
Sintomas do COVID-19
Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.
A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.
As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.
Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.
Quem é do grupo de risco
Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.