
O Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital São Marcos, em parceria com a Medtronic, realizou de 11 a 14 de janeiro o curso de Neuro-Intervenção Prática com utilização do Simulador Virtual Mentice, para residente médicos e profissionais da neurocirurgia vascular de Teresina.
“Um ganho importante para toda classe médica, para as unidades hospitalares, mas principalmente para a comunidade piauiense e do meio norte do Brasil, que busca Teresina como polo de saúde”, declara o neurocirurgião Benjamin Pessoa Vale, coordenador do curso.
>>MP ingressa com ação contra seis empresas e a FMS para evitar aglomerações em Teresina
>>Jovem de 14 anos morre de AVC ao sentir fortes dores de cabeça
Durante o treinamento com o aparelho simulador, também são discutimos casos reais. “Treinamos patologia vascular no tratamento endovascular, com simulação de casos e discussão de casos clínicos, onde também escolhemos o material mais adequado”, informa o neuro.
O médico considera o simulador uma boa ferramenta para aperfeiçoar o tratamento. “Para iniciar o treinamento, principalmente, com a participação de outros residentes e de quem está começando a endovascular. Afinal, o avanço da ciência e tecnologia nos leva a oferecer o melhor possível para os nossos pacientes”, assegura.
Mentice é único simulador que tem no Brasil com foco para o tratamento de aneurisma e avc.
Fonte: Claudia Bezerra