Geral

INCLUSÃO

Governo do Piauí concede 1ª linha de crédito exclusiva para pessoas com deficiência

A iniciativa visa promover a inclusão por meio da linha de crédito e microcrédito

Da Redação

Quarta - 10/07/2024 às 10:45



Foto: CCOM/Governo do Piauí Piauí concede primeiro crédito em linha voltada para inclusão de PCDs
Piauí concede primeiro crédito em linha voltada para inclusão de PCDs

O estado do Piauí deu um passo significativo em direção à inclusão social e econômica ao conceder o primeiro crédito voltado exclusivamente para pessoas com deficiência. A nova linha de crédito e microcrédito, denominada "Fomento Inclusão", é uma iniciativa da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Badespi) em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). 

Rosa Resende, mãe atípica e empreendedora no setor de comércio varejista de artigos de vestuário em Teresina, é uma das primeiras beneficiárias do programa. Com os recursos, ela espera expandir seu negócio e melhorar a competitividade no mercado. "Esse crédito será fundamental para que eu possa expandir meu negócio. Foi rápido e vai me ajudar muito no meu trabalho”, disse Rosa.

A "Fomento Inclusão" visa fomentar atividades produtivas, sejam elas formais ou informais, e está disponível tanto para empreendedores experientes quanto para iniciantes. Segundo Feliphe Araújo, presidente da Badespi, a linha de crédito foi criada para oferecer igualdade de oportunidades no mundo dos negócios. "Queremos criar um ambiente onde todos tenham as mesmas chances de sucesso, independentemente de suas condições físicas. A inclusão é essencial para o desenvolvimento sustentável do estado," afirmou Araújo.

Outra beneficiária, Maria Marcionilia, cabeleireira e mãe atípica, também conseguiu o recurso para investir em seu negócio e contribuir para o sustento da família. "Eu tenho uma filha especial e sou cabeleireira. Eu precisei de uma linha de crédito voltada para agregar mais recursos para o meu trabalho e consegui aqui na Badespi. Esse dinheiro vai trazer muitos benefícios para minha empresa e me sinto livre para trabalhar," relatou Maria.

O público-alvo da "Fomento Inclusão" inclui microempreendedores individuais (MEI), autônomos e profissionais liberais, além de parentes em primeiro grau, curadores e cônjuges de pessoas com deficiência, desde que comprovada a dependência financeira. A medida visa proporcionar maior acessibilidade financeira e fomentar o empreendedorismo entre pessoas com deficiência no Piauí.

Para mais informações o público pode entrar em contato com a Badespi na rua Elizeu Martins, 1240, Centro de Teresina ou através dos telefones: (86) 99462-7065 e (86) 3221-1930.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: