Geral

Estudante do Piauí é selecionado para participar de live com ganhadores do Prêmio Nobel

Como parte do programa, foi escolhido estudante da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) dentre mais de 170 candidatos.

Redação

Quinta - 01/04/2021 às 17:34



Foto: Divulgação LIVE
LIVE

No próximo 8 de abril de 2021 (quinta-feira), a partir das 10h, um estudante de universidade do Piauí terá a oportunidade de discutir Ciência com um dos dois ganhadores do Prêmio Nobel presentes no evento "O Valor da Ciência" - a norueguesa May-Britt Moser, ganhadora do Nobel de Medicina em 2014, e o francês Serge Haroche, que levou o Nobel de Física em 2012. O debate é promovido pela Academia Brasileira de Ciências e pela Nobel Prize Outreach (braço de comunicação da Fundação Nobel), em colaboração com o Instituto Serrapilheira.

O escolhido do Piauí é pós-graduando em Ciências Biomédicas na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Ele participará da mesa-redonda com May-Britt Moser, com início às 11h15.

A iniciativa é inédita no Brasil e tem como objetivo não só inspirar estudantes interessados no desenvolvimento de pesquisas científicas, mas também servirá para promover uma discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e para a elaboração de políticas públicas com base no conhecimento científico. O processo de seleção contou com mais de 170 candidatos de 90 universidades públicas e privadas de 23 Estados do Brasil e do Distrito Federal. Foram selecionados 40 estudantes.

May-Britt Moser foi uma das três pessoas que receberam o Prêmio Nobel de Medicina em 2014 por conta de suas descobertas de células cerebrais que definem nossa orientação espacial. Já Serge Haroche dividiu o prêmio de Física em 2012 por métodos experimentais inovadores que permitem a medição e manipulação de sistemas quânticos individuais.

"Uma discussão com dois vencedores do Prêmio Nobel a respeito do valor da ciência, num momento complexo como este que atravessamos, representa uma oportunidade ímpar para refletirmos sobre o papel da ciência no desenvolvimento da humanidade e no enfrentamento dos desafios que temos diante de nós. Devemos buscar, amparados pelo que há de mais avançado no conhecimento científico, caminhos que nos permitam, de forma sustentável, preservar vidas e retomar o desenvolvimento econômico, gerando empregos, renda e inclusão social", disse Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências.

"Sabemos por experiência própria que o Prêmio Nobel e as conquistas dos laureados são uma grande inspiração para os jovens de todo o mundo. Estamos muito satisfeitos em poder promover este encontro digital entre dois distinguidos laureados e estudantes de todo o Brasil", disse Laura Sprechmann, CEO da Nobel Prize Outreach.

Programação

O evento será dividido em dois blocos, a partir das 10h. O primeiro contará com um diálogo entre May-Britt Moser e Serge Haroche, que serão acompanhado por Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências, e Helena Nader, copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências. A conversa será conduzida por Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach.

Na segunda parte, teremos, em sequência, duas mesas-redondas com os ganhadores do Prêmio Nobel (primeiro com May-Britt Moser, depois com Serge Haroche), nas quais os estudantes universitários de todo o Brasil, previamente selecionados (20 em cada mesa-redonda), terão a oportunidade de se juntar aos laureados em uma sessão de perguntas e respostas.

O evento será conduzido em inglês, com tradução simultânea disponível. A transmissão será realizada no canal Nobel Prize do YouTube e os interessados poderão acompanhar com tradução em português (http://www.youtube.com/watch?v=ffmcJedP6Yg) ou pelo áudio original em inglês (http://www.youtube.com/watch?v=h7Q2gcgHZWI).

O evento online é promovido pela Academia Brasileira de Ciências em parceria com Nobel Prize Outreach e colaboração do Instituto Serrapilheira. A atividade é um evento prévio ao Diálogo Nobel Brasil, que está previsto para acontecer no Brasil em 2022.

Serviço:

O Valor da Ciência

Data: 08/4/2021

Horário: 10h às 13h30

Onde: Transmissão no YouTube do Nobel Prize: www.youtube.com/nobelprize

O evento online é aberto e gratuito ao público em geral

Sobre a Academia Brasileira de Ciências
A Academia Brasileira de Ciências (ABC), fundada em 1916, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e independente que atua como sociedade científica honorífica e como think tank na área de ciência e tecnologia. O ABC assessora o governo em políticas científicas, quando solicitado, e desenvolve estudos estratégicos sobre temas de grande importância para a sociedade brasileira. A Academia está comprometida com o desenvolvimento científico do país e seus membros interagem ativamente, nos níveis nacional e internacional, para promover a ciência e buscar soluções baseadas no conhecimento científico para os problemas mais desafiadores nos níveis nacional, regional e global.

Sobre a Nobel Prize Outreach

A Nobel Prize Outreach difunde informações sobre as descobertas reconhecidas com o Prêmio Nobel e estimula o interesse pela ciência, literatura e paz, em linha com a visão e o legado de Alfred Nobel. A organização atinge um público global de milhões de pessoas, por meio de suas produções de alta qualidade: os canais digitais oficiais do Prêmio Nobel, o Concerto do Prêmio Nobel, bem como uma série de eventos internacionais com palestras inspiradoras de ganhadores do Prêmio Nobel.

Visite os canais da Academia Brasileira de Ciências:

http://www.abc.org.br/

Twitter: @ABCiencias

Facebook: facebook.com/abciencias

YouTube: http://www.youtube.com/academiabrasciencias

Instagram: http://www.instagram.com/abciencias/

Visite os canais oficiais do Prêmio Nobel:

http://http://www.nobelprize.org

Twitter: @Nobelprize

Facebook: facebook.com/Nobelprize

YouTube: http://www.youtube.com/nobelprize

Instagram: http://www.instagram.com/nobelprize_org

LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/nobelprize/

Isenção de responsabilidade: a Nobel Prize Outreach não está direta ou indiretamente envolvida no processo de nomeação ou seleção de ganhadores do Prêmio Nobel. Esses procedimentos são estritamente confidenciais e regulamentados pelas instituições que concedem o Prêmio Nobel.

Fonte: Analítica Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: