Geral

GASTRONOMIA

Estudante da Uespi leva doces da família ao sucesso nacional no Mais Você

Com a ajuda do programa de Ana Maria Braga, marca de doces conquista o Brasil

Da Redação

Segunda - 10/03/2025 às 09:00



Foto: Divulgação Caio Eduardo e Dona Remédios participaram do programa Mais Você da Rede Globo
Caio Eduardo e Dona Remédios participaram do programa Mais Você da Rede Globo

A busca por um futuro melhor, a resiliência diante das dificuldades e o poder do empreendedorismo familiar são os pilares que sustentam a história da Doces da Remédios. Criada por Caio Eduardo, estudante da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no campus Prof. Antonio Giovani Alves de Sousa, em Piripiri-PI, a marca tem conquistado cada vez mais reconhecimento, especialmente após sua participação no programa Mais Você, de Ana Maria Braga.

A tradição da confeitaria na família de Caio vem de gerações. Sua mãe aprendeu a arte dos doces com a avó e foi aperfeiçoando as receitas ao longo dos anos. Uma das inovações dela foi a receita de doces em calda recheados e decorados com uma folha, que se tornou um diferencial. “Ela aprendeu a fazer doces em calda, como o de laranja da terra e o de limão, mas decidiu inovar recheando-os e decorando com uma folhinha. Foi um sucesso na época e é até hoje, graças a Deus”, conta Caio.

O desejo de estar perto de seus oito filhos levou a mãe de Caio a escolher o empreendedorismo, vendendo doces em casa para conciliar o trabalho com a maternidade. No entanto, em 2015, um grave acidente interrompeu sua produção. A fratura na clavícula a impediu de continuar com o trabalho manual, fazendo com que ela se concentrasse em vender outros produtos para camelôs. Por anos, os doces ficaram em segundo plano, até que a pandemia trouxe novas necessidades e oportunidades. Foi então que Caio viu a chance de revitalizar o negócio familiar. “Eu disse para ela: ‘Mãe, que tal voltarmos a vender seus doces, mas desta vez pela internet?’”, revela Caio.

Com muita determinação, Caio criou um perfil no Instagram e começou a divulgar os produtos utilizando técnicas de fotografia aprendidas no YouTube. Ele também registrou a marca como MEI e, com o apoio de Viviane, conseguiu a patente da Celo Marcas e Patentes. Além disso, Caio criou o lema da empresa: “Doces nobres que acalmam”.

Conciliar a rotina acadêmica do curso de Letras-Português na Uespi com a administração da loja online não foi fácil, mas Caio se dedica com disciplina. Ele costuma passar madrugadas decorando potes e organizando viagens para eventos, como o Piauí Moda Outlet, sem esquecer de suas responsabilidades acadêmicas. “É algo que, às vezes, nem acredito que consigo. Mas é Deus na minha vida”, afirma Caio.

O apoio da Uespi foi fundamental para sua trajetória. Caio foi aprovado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o que lhe garantiu suporte financeiro essencial. “Sem essa bolsa, eu teria saído da universidade para trabalhar em outro estado. Letras-Português não era meu curso dos sonhos, mas minha professora, doutora Patrícia de Oliveira Batista, sempre me incentivou. Hoje, vejo como minha formação tem ajudado no meu trabalho”, conta.

A participação no Mais Você levou a Doces da Remédios a um novo nível. A história de Caio chamou a atenção da produção do programa, que decidiu exibi-la. “Os produtores se interessaram pela nossa história e acharam que valia a pena mostrar esses doces, que não existem em nenhum outro lugar”, relembra Caio. Durante a gravação, a equipe destacou o uso de potes de vidro retornáveis no sistema de delivery, o que emocionou a família.

A repercussão foi enorme, com a marca recebendo mais de 500 mensagens de pessoas de todo o Brasil e até do exterior. “Como atender tanta gente? Minha mãe não sabe ler e eu administro tudo sozinho. É um grande desafio, mas minha fé é forte e sei que vamos superar”, diz Caio.

Caio Eduardo e Dona Remédios. Foto cedida por Caio Eduardo

Os conhecimentos adquiridos no curso de Letras-Português têm sido fundamentais para sua comunicação no empreendedorismo. Caio reconhece a importância de uma boa oratória e como isso ajuda na promoção dos produtos nas redes sociais. "Empreender exige uma comunicação eficaz. Aprendi que, às vezes, precisamos nos despir da linguagem acadêmica, mas, em outros momentos, a comunicação persuasiva é essencial", explica.

Quanto ao futuro, Caio sonha em expandir seus horizontes. "Quem sabe um dia eu não faça jornalismo? Sempre gostei de comunicação e admiro muito essa área. A Uespi me abriu portas e continua sendo essencial na minha jornada”, reflete.

A história de Doces da Remédios é uma prova de que, com determinação e coragem, é possível transformar sonhos em realidade. De um pequeno negócio em Piripiri para uma marca com reconhecimento nacional, Caio Eduardo segue firme, equilibrando estudos, trabalho e paixão, e sempre valorizando suas raízes.

Para saber mais sobre essa doce história, siga a marca no Instagram: @docesdaremedios.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<