
Dados atualizados pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), apontam que Teresina registrou 12 óbitos por Covid-19 e 199 novos casos da doença nessa sexta-feira (26). Agora, a capital possui 337 mortes e 7.098 casos de coronavírus.
Dos 12 óbitos registrados, sete eram do sexo feminino, sendo que seis tinham doenças crônicas, como obesidade, hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e pulmonares. A idade dessas vítimas variou entre 47 e 92 anos. A FMS computou ainda que cinco moravam em bairros da zona leste, quatro na zona sul, um na zona norte, um na sudeste e um no centro.
A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, afirma que, segundo a literatura científica mundial, é grande a quantidade de pessoas com Coronavírus que não apresentam sintomas. “Mesmo assim, a pessoa está infectada e é transmissora do vírus. Por isso, é preciso considerar que todos estão infectados e adotar rigorosamente as medidas de prevenção”.
“Todos os dias estamos vendo os números de mortes aumentar em Teresina. É um dado triste, porque sabemos que não são apenas números, são pessoas, são histórias apagadas, famílias em luto. A Prefeitura está cumprindo seu plano de contingência, mas precisamos do esforço da população para respeitar o isolamento social”, afirma o presidente da FMS, Manoel de Moura.
Fonte: Com informações da FMS