Neste sábado, 2 de novembro, é comemorado o Dia de Finados, um dos mais importantes feriados religiosos da tradição cristã católica. É um dia de relembrar a memória de quem já se foi e rezar pelas suas almas.
A doutrina da Igreja Católica acredita que a maioria dos mortos está no purgatório, passando por um processo de purificação. Por isso, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Assim, na Idade Média, o Dia de Finados era conhecido como o "Dia de todas as Almas", data que sucedia o "Dia de todos os Santos", comemorado em 1º de novembro.
Em Teresina, as movimentações nos cemitérios começam dias antes do Dia de Finados, com capina, limpeza e missas nas capelas.
Carlito Rodrigues Alves é funcionário da administração do Cemitério São José, localizado no bairro Matinha, na zona Norte da capital. Ele conta que a limpeza dos cemitérios públicos é uma grande preocupação da Prefeitura, que realiza o serviço com pelo menos 15 dias de antecedência ao Dia de Finados.
"Uma das preocupações da Prefeitura é a de deixar tudo limpo para esse dia. E a outra é a segurança. A gente já fez o pedido para que o Dia dos Finados tenha segurança suficiente para acomodar esse povo, para que não tenha nenhum tipo de transtorno, com respeito a assaltos, por exemplo", disse.
Neste sábado (2), o Cemitério São José terá missas às 6h30, com outras celebrações programadas para as 8h e 17h. Os portões do cemitério abrem às 4h30 da manhã e fecham para visitas às 19h.
Horários das celebrações nos cemitérios de Teresina
Zona Leste:
Cemitério São Judas Tadeu – 07h, 09h, 15h e 17h;
Cemitério Santa Mônica (Pedra Mole) – 07h e 17h.
Zona Norte:
Cemitério São José (Matinha) – 06h30, 08h (presidida por Dom Juarez Marques) e 17h;
Cemitério Santo Antônio (Buenos Aires) – 07h;
Cemitério Poty Velho – 07h;
Cemitério da Santa Maria das Vassouras – 07h;
Cemitério da Santa Maria da Codipi – 17h;
Cemitério da Boa Hora – 17h.
Zona Sudeste:
Jardim da Ressurreição – 07h, 10h e 17h;
Cemitério do Renascença – 07h, 09h e 17h.
Zona Sul:
Cemitério Areias – 07h.
Zona Rural:
Recanto da Saudade (BR – 343) – 09h e 17h.