Geral

EXPO FAVELA

Dez empreendedores irão representar o Piauí Expo Favela Brasil; confira

A maior feira de favelas do mundo levou 60 expositores para o Atlântic City

Da Redação

Segunda - 18/09/2023 às 13:09



Foto: Divulgação O Expo Favela Piauí levou 60 expositores para o Atlântic City e 10 foram escolhidos
O Expo Favela Piauí levou 60 expositores para o Atlântic City e 10 foram escolhidos

Os 10 empreendedores que irão representar o Piauí durante a Expo Favela Brasil, que vai acontecer dias 1, 2 e 3 de dezembro em São Paulo, foram revelados no segundo dia da etapa estadual da Expo Favela Innovarion Piauí 2023, que ocorreu no sábado (16), no Atlântic City. (Lista com nomes no final do texto)!

 A maior feira de favelas do mundo recebeu centenas de inscrições e levou 60 expositores para o Atlântic City. Eles passaram por duas bancas avaliadoras até que os dez fossem escolhidos.

“Da área de vestuário a sustentabilidade ambiental e culinária, os projetos selecionados são diversos e possuem potência e qualidade para fazer uma boa feira em São Paulo e trazer o pódio para o Piauí. Além disso, esses empreendedores terão contato com negócios de favelas do Brasil inteiro, farão networking, receberão mais mentorias, terão muito mais conteúdo à disposição na jornada nacional, sem contar que parte dos piauienses que vão viajar nunca saíram do Estado e a Cufa Brasil em uma parceria com a Gol está viabilizando essa oportunidade, são muitos os pontos positivos para citar como resultado da nossa feira”, comenta Valciãn Calixto, presidente da Cufa Piauí, parceira da Favela Holding para a realização da Expo Favela.

Durante sexta (15) e sábado (16), o evento no Piauí contou com diversas trilhas de conteúdo: Favela Literária, com o melhor da literatura periférica piauiense; Favela Kids, com contação de histórias, pinturas em gesso realizada por uma equipe do Sesc Piauí; projetos de inovação e robótica que são ofertados pelo Sesi, Senai, Fiepi e CNI; palestras qualificadoras com representantes da Seduc (Secretaria de Estado da Educação), Investe Piauí, Piauí Fomento, Saf (Secretaria da Agricultura Familiar), SSP (Secretaria de Estado da Segurança), Susperintendência da Igual Racial, ETIPI, SECEPI, SASC, SERES Sebrae, IFPI, UESPI, além de palestrantes convidados diretamente das favelas piauienses que estão se destacando em áreas como grafite, artes visuais, cinema, dança, entre outras.

Ministro na Expo Favela Piauí


Recepcionado pela presidente nacional da Cufa Brasil, a paraibana Kalyne Lima, e pelo presidente da Cufa Piauí, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, marcou presença por cerca de 2h30 e visitou os expositores conhecendo o que de melhor e mais atual as favelas do Piauí tem produzido para gerar renda, emprego e garantir sua subsistência.


“Visitei a Expo Favela em Teresina e saio com mais aprendizado e focado no que e para quem devemos trabalhar, aprendi muito, saio ainda mais comprometido com o que vi aqui”, disse Wellington Dias.


A palestra com Kl Jay, o dj do  Racionais MC’s, encerrou o primeiro dia de evento e marcou um retorno do artista ao Piauí após mais de  20 anos sem passar por aqui. No segundo dia, palestra e show com Toni Garrido trouxe grandes emoções com o cantor usando uma calça produzida por um dos empreendedores do evento e por ter convidado uma artista local para cantar com ele no palco.



Visitas, Negócios e Doação


Durante os dois dias de feira, os empreendedores comercializaram seus produtos, ganharam visibilidade na imprensa e fizeram networking. Rômulo Natan, um dos 10 vencedores, conta que no primeiro dia já vendeu um conjugado de cadeira e mesa, que vale mais de mil reais, produzido com a reutilização de pneus que iriam para o lixo e que também pegou diversas encomendas para o pós-feira. A lojinha DosCrochê fez R$ 850 vendendo bonés, porta-isqueiros e porta-canetas no evento.


No total, a primeira edição da Expo Favela Piauí contabilizou visita de 6.254 pessoas durante o evento, ou seja, uma circulação rotativa de mais de três mil visitantes, segundo ingressos emitidos pelo Sympla e credenciamento presencial. Os alimentos cobrados na entrada do evento serão destinados para atender famílias em situação de vulnerabilidade alimentar nos próximos dias.

Confira a lista dos 10 selecionados:

Dos 10 empreendedores que vão representar o Piauí na @expofavelabrasil no mês de dezembro em São Paulo, 7 são mulheres, 5 são pretas e os segmentos de cada negócio vão desde inovações no vestuário, meio ambiente a culinária inclusiva.

1 - Rômulo Natan/Arte em Pneu - artes e decorações com reciclagem de pneus;
2 – Catiene - I9Nursing (serviços acessíveis de podologia e enfermagem para público de favela)
3 – Ana Cristina – Artesana’s (artesanato diversificado
4 – Jaqueline - Aje Omi (biocosméticos e saboaria natural);
5 – Marley - Alchemists (jardins sustentáveis)
6 – Daniela Hannah - Mude os Hábitos, Mude o Mundo (educação ambiental)
7 - Iramaira - Bonita Fios (looks especializados em crochê);
8 - Joana Victoria - Tecidos Ori Ayabá (especializada em estamos afro);
9 – Neura - NC Pizzas e Sorvetes (culinária inclusiva, produz queijo vegetal zero lactose);
10 Nonato - Casa Maker - Nonato e Joselé (cursos e oficinas itinerantes);

Expo Favela Piauí


A Expo Favela Innovation Piauí é a maior feira de empreendedorismo de favelas do mundo, conectando os expositores com investidores, criando um ambiente para oportunidade de negócios, visibilidade e networking, além de qualificação profissional com palestras, rodas de conversa e muito mais.

Fonte: Com informações da Expo Favela Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: