Geral

Detran suspende provas ao adotar medidas contra Coronavírus no Piauí

Ações emergenciais adotadas visam evitar filas e aglomerações de pessoas nas dependências do órgão

Da Redação

Quinta - 19/03/2020 às 13:32



Foto: Divulgação Detran - PI
Detran - PI

A Direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) determinou algumas medidas emergenciais devidamente adaptadas à sede, Ciretrans e postos de atendimentos do órgão, quanto ao enfrentamento à emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19).

Após reunião, ficaram estabelecidas ações visando a prevenção da proliferação da enfermidade e proteção da saúde de pessoas que circulam pelo órgão:

Entre as atividades suspensas por 15 dias estão: provas práticas na capital e interior, provas teóricas na capital e interior, inspeções veiculares de transporte escolar na capital e interior, e todas as atividades da Escola Estadual de Trânsito e as atividades de ensino presencial dos CFC´s.

As atividades de fiscalização serão pontualmente designadas pela Diretoria de Infrações. A Diretoria Administrativa e Financeira providenciará a higienização da sede do Detran e de seus postos para, de forma efetiva, atender as recomendações do Decreto Estadual n° 18884/2020. Fica prorrogado até 18 de maio de 2020 todos os credenciamentos de empresas junto a este Detran-PI. O limite do acesso às dependências do Detran-PI, seus postos e Ciretrans será de 25 (vinte e cinco) pessoas por vez.

Os servidores e terceirizados maiores de 60 (sessenta) anos, portadores de doenças crônicas, mulheres grávidas e/ou com filhos menores de 01(um) ano, que compõe grupo de risco de aumento de mortalidade por COVID-19 deverão executar suas atividades na modalidade teletrabalho, quando possível, mediante requerimento formulado à chefia imediata.

Deste modo, para evitar filas e aglomerações de pessoas nas dependências do órgão, a principal recomendação é de que os serviços online sejam praticados em todos os casos em que não seja essencial a presença às unidades do Detran-PI.

Segundo o diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão, o principal objetivo é praticar as recomendações das autoridades de saúde e evitar a aglomeração de pessoas. "Devido a alta demanda e fluxo de pessoas em nossa unidade sede e postos, o Detran-PI irá fazer a sua parte prevenindo, obedecendo as deliberações dos Decretos de Situação de Emergência do Governo do Estado", afirma.

Por meio do site www.detran.pi.gov.br, os serviços online disponíveis para que o usuário possa realizar são: impressão das guias para pagamentos do Licenciamento Veicular (CRLV), e do IPVA (o pagamento das guias antes de chegar ao Detran agiliza o atendimento e reduz o tempo no local de atendimento); consulta de processo do veículo; emissão de boletos de CNH Definitiva; renovação de CNH; pagamento de reteste de prova; ingresso com recurso de multa; parcelamento de multas por empresas credenciadas ao Detran-PI, entre outros.

Além de melhorar a qualidade no atendimento para diminuir o tempo de espera do usuário e a consequente aglomeração, é recomendável que apenas o portador da senha se dirija ao guichê, exceto em casos excepcionais. Compreendido de que limitamos o acesso às dependências do Detran-PI, seus postos e Ciretrans a total de 25 (vinte e cinco) pessoas por vez durante o atendimento.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: