Geral

PRODUÇÃO NO CAMPO

Deputado Limma participa de feira e incentiva a agricultura familiar

O parlamentar destaca a importância da agricultura familiar para a economia, erradicação da fome e preservação do meio ambiente

Por Luiz Brandão

Segunda - 08/07/2024 às 18:16



Foto: Luiz Brandão Limma descascando arroz no pilão, lembrando da infância
Limma descascando arroz no pilão, lembrando da infância

O deputado estadual Francisco Limma (PT) tem se destacado como um dos grandes incentivadores da agricultura familiar no Piauí, destinando recursos através de emendas parlamentares e de programas do governo do estado voltados para o setor, notadamente os desenvolvidos pela Secretaria Estadual da Agricultura Familiar - SAF.

Neste domingo (07), o deputado Limma prestigiou a 1ª Feira da Agricultura Familiar da Comunidade Descoberta, a 20 km da sede do  município de União. Além de comprar produtos em quase todas as barracas da feira, aproveitou para conversar com os produtores, oportunidade em que garantiu continuar incentivando o setor.

Agricultura familiar é caracterizada pela grande diversidade produtiva. É um tipo de agricultura praticada em pequenas propriedades de terra nas quais mais da metade da mão de obra é formada por membros de um mesmo grupo familiar. A família é a responsável pela gestão do estabelecimento familiar e, além disso, parte de sua renda advém das atividades ali desenvolvidas.

No Brasil e no mundo, a agricultura familiar responde pela maior parcela da produção de alimentos, como verduras, frutas, ovos e leites, por isso ela se torna uma atividade de grande importância para os circuitos locais da economia.

De acordo com o deputado petista, a agricultura familiar representa quase 80% de todos os estabelecimentos rurais no Brasil, abastecendo o mercado interno com gêneros como arroz, feijão, café, verduras e frutas variadas. Essa atividade é desempenhada em harmonia com os recursos naturais, principalmente o solo, tornando-a importante para o avanço da sustentabilidade ambiental no campo.

A agricultura familiar contempla diversos grupos e comunidades tradicionais, como silvicultores, aquicultores, pescadores, extrativistas, povos indígenas, quilombolas e assentados dos programas estaduais e federais de reforma agrária.

“Além do sustento, a agricultura familiar é marcada pelo forte elo entre o grupo familiar e a sua propriedade por ser ali onde estabelecem a sua moradia. Em muitos dos casos, a relação entre a família e a terra JÁ perdura há várias gerações, sendo a propriedade e a atividade agropecuária repassadas de pais para filhos”, explica o deputado.

Agrônomo de formação, Limma destaca o papel importante da agricultura familiar do ponto de vista econômico, porque ela movimenta e dinamiza a economia local e regional por todo o interior do País. “Outro aspecto importante é a sua relação direta com a sustentabilidade, com práticas que auxiliam na manutenção da fertilidade natural dos solos e do equilíbrio dos ecossistemas locais, trazendo grandes benefícios ao meio ambiente”, conclui o deputado.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: