Geral

Governador pede que piauienses não viajem na Semana Santa devido ao coronavírus

De acordo com Wellington Dias, haverá um pico da pandemia nos próximos 30 dias no Piauí

Alinny Maria

Sábado - 04/04/2020 às 11:42



Foto: Montagem Piauí Hoje Governador pede para que piauienses não viajem na Semana Santa
Governador pede para que piauienses não viajem na Semana Santa

Em live no Instagram na manhã deste sábado (04), o governador Wellington Dias (PT) pediu para que os piauienses não viajem na Semana Santa para evitar a propagação do coronavírus no Estado. De acordo com o governador, o Piauí aguarda um pico de pandemia do novo coronavírus nos próximos 30 dias.

"As pessoas têm a tradição de nesse período se deslocar, especialmente de Teresina para as cidades do Sul, do Norte ou litoral do Estado, e este ano o pedido que estamos fazendo é que se mude a rotina. Em Teresina há a maior quantidade de pessoas contaminadas e ao viajar essas pessoas vão levar o coronavírus para outras cidades. Certamente vai contaminar os pais, os avós, outras pessoas da família e ninguém quer isso", comentou o governador. 

Ainda segundo Wellington Dias, a tendência é que entre o dia 30 de abril até a primeira semana de maio o número de pessoas contaminadas será elevado e objetivo é impedir que haja um colapso na saúde pública do Piauí. "O objetivo desse pedido é evitar que a gente tenha uma superlotação em UTIs, em hospitais, o que dificulta o atendimento. Nesse instante temos 200 UTIs para esse tipo de atendimento e queremos chegar até 400 ou 450. Não queremos um alto número de pessoas precisando de UTIs".

SUSPENSÃO DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAIS 

O Governo Estadual decretou a suspensão do transporte intermunicipal no Piauí durante a Semana Santa a partir do dia 06 de abril. A medida vale até o dia 12 de abril e o objetivo é combater a disseminação do Coronavírus pelos municípios com a movimentação e deslocamento entre cidades. O documento foi assinado pelo Governador Wellington Dias e pelos secretários estaduais de Saúde e de Transportes, respectivamente, Florentino Neto e Gustavo de Aquino.

REVELAÇÃO

O governador revelou que os casos de coronavírus confirmados no Piauí não são verdadeiros, pois há bem casos que o que são divulgados. "É claro que esse dado que o Brasil tem 10 mil pessoas contaminadas pelo coronavírus não é verdadeiro. Assim como no Piauí também não tem só 21 casos de coronavírus, nós temos bem mais. Na verdade, nós estamos fazendo poucos exames. A gente fez 800 exames e precisávamos fazer pelo menos 500 mil exames para ter um dado mais real. A grande tarefa agora é garantir a compra de mais exames", revela.

KITS DE EXAMES

A Secretaria de Estado da Saúde distribuiu nos hospitais do Estado mais de 8 mil kits de testes rápidos para exames de identificação do novo coronavírus (Covid-19).Os testes foram entregues pelo Ministério da Saúde. A Secretaria contará ainda com mais 20 mil testes que foram comprados pelo Governo do Piauí. Com resultado em até 20 minutos, os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.

“Vamos ampliar ainda mais o número de testagem, com esse lote que recebemos e com mais 20 mil testes, que foram adquiridos pelo Governo do Piauí. Vamos receber 10 mil, nesta sexta-feira (03) e na terça-feira (07) chegarão outros dez mil, que serão disponibilizados também para os demais hospitais estaduais”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

O material já foi entregue para hospitais da capital e do interior.  As entregas estão sendo feitas para o Hospital da Polícia Militar, Hospital Getúlio Vargas, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, Hospital Infantil Lucídio Portella e para os dez hospitais regionais que compõem a Rede Estadual de Saúde. Os testes, recebidos pela Sesapi, também foram entregues para a Fundação Municipal de Saúde de Teresina e dois hospitais conveniados com a rede de saúde pública (Hospital Universitário e Hospital São Marcos).

Testes rápidos entregues à Sesapi pelo Ministério da Saúde 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: