Mais 50 novos sistemas de dessalinização serão instalados em comunidades da zona rural do Piauí por meio do Programa Água Doce. A iniciativa é resultado de articulação entre a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Durante reunião com o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Serra Seca Vieira, a equipe da Sada recebeu a confirmação da ampliação do programa no estado. Inicialmente, foram liberados recursos para a implantação de mais 14 sistemas, com investimento de R$ 5 milhões já assegurados para o início das obras ainda neste ano.
(Foto: Ascom MIDR)
De acordo com o secretário da Sada, João Rodrigues, o avanço é fruto de planejamento e parceria entre os entes públicos. “E além do Água Doce, novos projetos deverão ser implantados pelo Ministério da Integração, através da Sada no Piauí, nas áreas de revitalização de bacias hidrográficas e na geração de mais emprego e renda”, destacou.
O coordenador estadual do Programa Água Doce, Adalberto do Nascimento, explicou que o estado também foi contemplado com novos sistemas adicionais. “Recebemos a confirmação de mais 40 sistemas e, com a articulação da Sada, conseguimos incluir outros 10, totalizando 50 novos sistemas de dessalinização. Agora vamos avançar na seleção das comunidades que serão beneficiadas e dar andamento às licitações”, afirmou.
O Programa Água Doce é uma política pública do Governo Federal voltada para garantir acesso à água potável em regiões do semiárido, por meio da implantação de sistemas de dessalinização que transformam águas subterrâneas salobras em água própria para o consumo humano. A iniciativa envolve parcerias entre União, estados, municípios e comunidades, com foco na sustentabilidade ambiental, gestão local e inclusão social.
Fonte: Governo do Estado
Mais conteúdo sobre:
#sistemas de dessalinização #comunidades #zona rural #Piauí #Programa Água Doce