
Conseguir a Carteira Nacional de Habilitação é o sonho de muitos jovens que chegam à maioridade. Mas, muito além de um desejo pessoal, a habilitação confere maiores possibilidades no mercado de trabalho, como por exemplo atuar em serviços de entrega, ou mesmo algumas vagas que exigem que o candidato tenha habilitação, por conta de deslocamentos.
Infelizmente, cumprir todas as etapas do processo para obtenção da CNH pode ter custos elevados, o que a torna pouco acessível. Considerando o contexto socioeconômico, o Detran PE disponibiliza o acesso à habilitação pelo programa CNH Social, de forma 100% gratuita.
Para ter acesso ao benefício, os candidatos devem cumprir aos seguintes critérios:
Ser estudante da rede pública.
Ser alfabetizado.
Ter mais de 18 anos e no máximo 27.
Estar desempregado há mais de um ano.
Profissionais com remuneração de até dois salários mínimos.
Ser beneficiário de algum programa social.
Além da primeira habilitação o programa se estende também para aqueles que desejam alterar a categoria para as chamadas categorias profissionais, como a categoria C que permite transporte de cargas e a categoria D, que permite o transporte coletivo de passageiros.
Para alterar a categoria, o candidato deve cumprir pré-requisitos que já estão listados no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) como: Ter mais de 21 anos, ter mais de 24 meses de habilitação na categoria inferior e não ter cometido nenhum tipo de infração de trânsito médica, grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.
Para realizar a inscrição no programa, o candidato deve apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho, tanto a sua como dos membros que compõem seu grupo familiar e histórico escolar. O candidato deve apresentar também comprovante de residência.
Vale lembrar que, o candidato que participa do programa é 100% isento de todas as taxas e pagamentos. Por isso, desconfie caso receba qualquer tipo de cobrança durante o processo para obtenção da habilitação.
As vagas para inscrição no programa são limitadas, e no momento da redação deste artigo não haviam vagas disponíveis ou inscrições abertas. O candidato que tiver interesse em participar do programa, deve ficar atento aos canais oficiais do Detran-PE, por onde são noticiadas novas vagas e abertura de inscrições.