Geral

Certidões negativas podem ser emitidas e validadas online

Desta maneira, pessoas físicas e jurídicas não precisam solicitar ao órgão, tornando o seu acesso mais rápido

Sexta - 13/09/2019 às 17:11



Foto: Reprodução Certidão
Certidão

Como forma de aperfeiçoar o acesso a certidões negativas, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) disponibiliza uma ferramenta online para a emissão e a validação desse documento. Desta maneira, pessoas físicas e jurídicas não precisam solicitar ao órgão, tornando o seu acesso mais rápido. A validade da certidão dura 30 dias.


Para ter acesso ao documento, basta acessar o link https://www.mppi.mp.br/consulta-publica/certidao, ou, ao rolar a página principal, localizar o setor “Informação ao cidadão” e em seguida clicar no link “Certidão negativa”.

Irão aparecer duas  caixas clicáveis, uma para emitir e outra para validar o documento.

É necessário preencher os campos com o tipo de pessoa (física ou jurídica) e número de CPF ou CNPJ, selecionar a opção “Não sou um robô” e clicar no botão “Emitir certidão”. 

Um documento em PDF será gerado e, ao final do arquivo, constará uma chave de autenticação. Com o número gerado nesta chave, o interessado deverá voltar à página de emissão de certidão negativa e selecionar a opção “Validar certidão”.

Em seguida, preencher os campos solicitados e clicar em “Validar certidão”. Um novo documento no formado PDF será gerado, confirmando a autenticidade da certidão emitida.

Fonte: MP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: