Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizam, no próximo domingo (31), a primeira edição da versão digital da prova. O formato piloto do exame é discutido desde 2015, com início previsto para o ano 2020 e conclusão gradativamente de implementação até 2026.
No Piauí, cerca de 1.600 participantes irão realizar a prova no formato digital, sendo a aplicação do exame prevista para 1.392 candidatos em Teresina.
Segundo a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação, Viviane Carvalhedo, o Enem digital será aplicado nos prédios solicitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo estes com a estrutura de laboratório de informática definida pela instituição aplicadora com 20 computadores por sala.
“A aplicação no formato digital prevê uma estrutura física mínima necessária para que o certame seja aplicado na forma adequada. As máquinas disponibilizadas são de responsabilidade integral da instituição do consórcio aplicador, que já está no estado com as provas cadastradas e serão alocadas nos pontos de aplicação”, destacou a diretora do Canal Educação.
Os horários do Enem digital serão os mesmos do Enem impresso. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. No domingo seguinte, 7 de fevereiro, os candidatos têm até as 18h30 para resolver questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.