SOLIDARIEDADE

​Centro Universitário realiza campanha de doação de sangue em Teresina

A campanha visa ajudar o Hemopi a repor o estoque de bolsas


Doação de sangue

Doação de sangue Foto: Imagem ilustrativa/Google

Com o objetivo de ajudar na reposição do estoque de bolsas de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), o Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) realiza uma campanha de doação de sangue na quarta (06) e quinta-feira (07), das 8h às 17h, em Teresina. A coleta acontece no prédio da UNINASSAU localizado na Avenida Jóquei Clube, na zona Leste da capital. 

Após a pandemia da Covid-19, houve uma diminuição significativa de bolsas de sangue no hemocentro. Além da coleta de sangue, as pessoas também podem realizar o cadastro de doador de medula óssea. 

 Os cursos de Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária estão à frente da campanha, trazendo os alunos para divulgar, organizar e colaborar com a ação.  O médico veterinário e coordenador do curso de Medicina Veterinária, Gerson Tavares, explica que a campanha é uma oportunidade de fortalecer a responsabilidade da instituição com a sociedade. “Doar é um ato voluntário que pode ajudar quem precisa de transfusão sanguínea. Ao receber o Hemopi em nossa instituição, estamos contribuindo com o próximo, com o amor da vida de alguém. Isso sim é envolvimento social entre uma instituição de Ensino Superior e a sociedade”, comenta Gerson.  

A supervisora de captação de doadores do Hemopi, Susanne Rocha, pontua que a realidade das doações flutua, pois a frequência de doadores foi afetada por conta da pandemia. Segundo Susanne, a participação da UNINASSAU vai somar e fortalecer as doações.

 “Procuramos sensibilizar as pessoas do quão essencial é ajudar a salvar vidas. Não há prioridade de tipo e fator RH, pois todos são importantes. Mas, o RH negativo tem doação menor. A parceria com instituições de ensino, como a UNINASSAU, é muito importante para mantermos nosso estoque em nível adequado e conseguir atender todo o estado do Piauí”, finalizou Susanne Rocha.

Para doar sangue, é importante que o doador esteja descansado, bem alimentado, com boa saúde e pesar mais de 50kg, sendo necessário apresentação de documento de identificação com foto. 

Próxima notícia

Dê sua opinião: