A Secretaria da Assistência e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), recebeu dois drones DJI Mini 3, adquiridos pelo Convênio IAAP n.º 954498/2023 com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os drones serão utilizados para mapeamento e fiscalização da produção agropecuária, melhorando a defesa sanitária.
Em novembro de 2023, 12 fiscais da Adapi, incluindo 10 engenheiros agrônomos e dois médicos veterinários, participaram de um curso de pilotagem de drones em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI).
O secretário da Sada, Fábio Abreu, ressaltou que "o uso desses equipamentos permitirá um trabalho mais eficiente e preciso, contribuindo para a melhoria da defesa sanitária e uma fiscalização adequada da produção agropecuária".
Na última quinta-feira (3), um sobrevoo na zona rural de Teresina calibrou os drones para coletar amostras suspeitas de Sigatoka Negra, já enviadas para análise laboratorial.
João Rodrigues, diretor-geral da Adapi, mencionou que os drones serão utilizados em diversas atividades, como fiscalização do vazio da soja e controle de pragas em locais de difícil acesso. "Assim, otimizamos recursos e agilizamos nossas respostas à sociedade", afirmou.
Fábia Rocha de Meneses, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola (Pesa), destacou a importância do convênio para a Adapi, permitindo a rápida atuação frente a ocorrências do vírus da Influenza Aviária no estado. A aquisição dos drones será crucial para o mapeamento de áreas de risco e vigilância.
A Adapi e a Sada estão avançando na modernização de seus serviços, iniciando uma nova era de inovação e eficiência no agronegócio piauiense.
Fonte: CCOM/PI