Geral

5 dicas para quem deseja iniciar a carreira em edição de vídeo

Não basta saber editar bem e usar os softwares de edição, para ser um bom editor

Da redação

Quinta - 10/06/2021 às 11:59



Foto: Pixabay Dicas
Dicas

Com o aumento dos conteúdos por vídeo na internet tem muita gente querendo investir na carreira audiovisual. Seja por lazer ou por necessidade, saber como usar as ferramentas é fundamental para se destacar na área.

Não importa se você quer se especializar na área ou apenas aprender a editar bons vídeos. Abaixo, listamos as melhores dicas para quem quer iniciar a carreira na edição de vídeos. 

Afinal, o que faz um editor?

Não basta saber editar bem e usar os softwares de edição, para ser um bom editor é necessário ter um olhar apurado para todos os detalhes. 

O editor de vídeo é quem dá a cara à produção, que faz com que quem está vendo o vídeo se envolva e sinta o que está querendo ser passado, seja um sentimento de alegria ou de tristeza. 

Ele recebe o material que foi gravado sem cortes e trabalha para ele ficar conforme o roteiro, ou seja, é o editor quem tira os excessos e ajusta para que o vídeo tenha uma continuidade, um sentido. 

Quem pode ser editor?

Para ser um editor de vídeo é preciso ser uma pessoa organizada e ter criatividade. Além disso, é preciso saber sobre: 

  • roteirização

  • estrutura narrativa

  • olhar artístico

  • tecnologias de edição de vídeo

Onde trabalha o editor de vídeo?

Há uma variedade de lugares para se trabalhar como editor, desde TV e cinema a agências de publicidade. 

Mas há um segmento novo que está chamando a atenção de muitas pessoas: as redes sociais. Há muitas empresas contratando profissionais de edição para fazerem conteúdos audiovisuais. 

Como ter sucesso na carreira?

Agora que você já sabe qual o papel de um editor de vídeo, confira algumas dicas que podem te ajudar a se destacar no mercado: 

Saiba usar softwares de edição

Com diversas opções de softwares de edição, escolha um deles para se especializar, mas saiba também como fazer o básico nos outros. 

Alguns dos programas mais populares são:

  • Adobe Premiere

  • Final Cut

  • Sony Vegas

  • Invideo

Com o aumento da popularidade das redes sociais, e da busca dos criadores de conteúdo por cada vez mais facilidade na criação, o InVideo aparece como um editor de vídeo que permite criar e editar vídeos em minutos, além de ser online e gratuito. Com ele é possível fazer transições de cena, colocar filtros, músicas e criar legendas, além de muitas outras possibilidades. 

Conhecimento nunca é demais

O mercado de edição é muito dinâmico e a cada dia tem uma novidade, por isso é importante estar de olho e conhecer as novas técnicas. 

Também é importante prestar atenção nos lançamentos de softwares, bem como olhar para as atualizações dos programas de edição que você já usa. 

Aprender deve ser algo constante na vida de um editor de vídeo! 

Mais que um editor de vídeo

Um bom editor precisa saber mais do que somente criar vinhetas ou editar um material bruto. 

Não tem problema ser um especialista em montagem de vídeos, mas para ter destaque no mercado você pode aprender sobre animações 2D e 3D, motion graphics ou até mesmo como tratar uma imagem.

Mostre seu trabalho

As pessoas precisam conhecer o seu trabalho e para isso nada melhor do que criar um portfólio. Nele você pode colocar seus trabalhos de edição que achou mais interessante fazer e os que foram mais desafiadores. 

Busque explicar, em cada um deles, o que você fez e qual foi a sua contribuição ao projeto. E lembre-se: seja honesto ao contar as suas experiências! 

Fique de olho nas tendências

Falamos que é preciso estar sempre aprendendo e ao fazer isso você também pode começar a identificar tendências. Ao olhar para o mercado, você consegue adiantar conceitos e ver o que vale a pena investir.

Por exemplo, as redes sociais estão mudando a todo tempo. Ficar de olho nessas mudanças e ser um dos primeiros a se adaptar pode fazer com que você saia na frente! 

Ser um editor de vídeo é ter um trabalho criativo e dinâmico, mas também é preciso saber se adaptar aos mais diversos cenários e buscar aprender coisas novas, sempre!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: