Esportes

Esporte universitário

Vôlei de praia do Piauí garante vaga na elite dos JUBs 2027

Dupla de Marcus Vinycius e José Júnior conquista classificação inédita para o estado nos Jogos Universitários Brasileiros.

Teresinha

09 de maio de 2026 às 15:54 ▪ Atualizado há 1 hora

Ver resumo
  • A equipe de vôlei de praia do Piauí conquistou uma vaga inédita na divisão especial dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2027.
  • A dupla masculina, Marcus Vinycius e José Júnior, representou a Faculdade Unifsa e está entre as oito melhores equipes universitárias do país.
  • A classificação histórica veio após vitórias contra equipes do Distrito Federal e Pará, durante os JUBs Praia 2026.
  • O time terminou em segundo lugar no Grupo A e avançou para as quartas de final, mas foi derrotado por Uniavan de Santa Catarina.
  • Carlos Leite, técnico da equipe, destacou a importância da conquista para o esporte universitário piauiense.
  • O Programa Bolsa Atleta fornece suporte financeiro para a preparação dos atletas.
  • Josiene Campelo, secretária dos Esportes, ressaltou o marco histórico para o estado e o alto nível competitivo.
  • O evento ocorreu de 3 a 10 de maio em Guarapari (ES) com participação de 2 mil atletas de 121 instituições de ensino.

Vôlei de praia do Piauí garante vaga na elite dos JUBs 2027

O vôlei de praia do Piauí conquistou uma vaga inédita na divisão especial dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2027. A dupla masculina formada por Marcus Vinycius e José Júnior, representando a Faculdade Unifsa, colocou o estado entre as oito melhores equipes universitárias do país.

A classificação histórica veio após vitórias contra as duplas do Distrito Federal e Pará, durante a fase de grupos dos JUBs Praia 2026. Este desempenho garantiu o segundo lugar no Grupo A e a vaga nas quartas de final da competição. No entanto, a dupla foi superada por 2 sets a 0 por Uniavan, de Santa Catarina, encerrando sua participação histórica.

Foto: Ascom Secepi

Carlos Leite, técnico da equipe, enfatizou a importância da conquista para o esporte universitário piauiense e comentou sobre o novo formato da competição. “Este ano foi o último sem divisões. A partir do próximo, teremos primeira e segunda divisões,” explicou.

O programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado através da Secepi, oferece suporte financeiro para melhorar a preparação dos atletas. A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou o marco histórico para o estado: “O vôlei de praia piauiense mostrou força e nível competitivo elevado.”

Foto: Ascom Secepi

A competição ocorre de 3 a 10 de maio, em Guarapari (ES), reunindo cerca de 2 mil atletas de 121 instituições de ensino superior do Brasil, sob organização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Foto: Ascom Secepi

Fonte: Governo do Piauí - Notícias



@production @if(request()->routeIs('site.home.index')) @endif @endproduction