A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou o projeto “UFPI em Movimento”, para promover saúde e bem-estar na comunidade universitária por meio de corridas de rua e orientação nutricional, permitindo a participação tanto de alunos quanto do público em geral. O projeto é coordenado pelo professor Emídio Matos, do Departamento de Educação Física.
O projeto abrange uma série de atividades, incluindo avaliações físicas, elaboração de planilhas de treino, avaliações nutricionais e palestras. A iniciativa visa não apenas melhorar o condicionamento físico e incentivar hábitos alimentares saudáveis, mas também fortalecer a conexão entre a universidade e a comunidade.
Segundo o professor Emídio Matos, o projeto terá uma duração de dois anos e enfrenta o desafio de manter o engajamento dos participantes a longo prazo. No entanto, o retorno positivo da comunidade acadêmica sugere que a iniciativa deverá ser constantemente renovada.
“As atividades começam com uma avaliação física e incluem treinos presenciais três vezes por semana, além de monitoramento contínuo e reavaliações a cada três meses. Cursos de corrida, divididos em módulos básico e avançado, estão programados para junho de 2025 e 2026, abordando aspectos como técnica, prevenção de lesões e nutrição”, explica Matos.
As corridas abertas à comunidade estão previstas para ocorrer entre dezembro de 2025 e 2026. O projeto também oferece palestras contínuas sobre educação nutricional, com avaliações de conhecimento antes e depois das intervenções. Além disso, atividades complementares como avaliação da composição corporal e testes físicos adicionais estão em planejamento.
“UFPI em Movimento” busca estabelecer uma ligação efetiva com os serviços de atenção primária à saúde do SUS em Teresina.
Fonte: UFPI