
A atleta piauiense Keyla Barros brilhou na tarde dessa quinta-feira (2) ao conquistar a medalha de ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em Nova Déli, na Índia. Além do título inédito, a paratleta quebrou o recorde mundial dos 1.500 metros na categoria T20, com o tempo de 4min19s22.
Keyla superou a polonesa Bárbara Bieganowska-Zajac, adversária direta na prova. A piauiense manteve-se firme ao lado da concorrente e arrancou na reta final para garantir a vitória histórica. O novo recorde estabelecido ficou quatro segundos abaixo da marca anterior, consolidando a melhor performance da carreira da atleta.
Essa foi a primeira medalha de ouro de Keyla em um Mundial de Atletismo. Antes disso, a piauiense já havia conquistado a prata no Japão, em 2024, e na França, em 2023, além de um bronze nas Paralimpíadas de Paris, também em 2024.
O feito foi celebrado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, que parabenizou a atleta em suas redes sociais. “Do Piauí para o mundo! Nossa paratleta Keyla Barros (@keylabarrost20) brilhou mais uma vez: não só conquistou a medalha de ouro nos 1.500m T20, como também quebrou o recorde mundial da prova! Um orgulho imenso para o nosso estado e para o Brasil inteiro. Parabéns, Keyla, por mostrar que dedicação, talento e garra nos levam cada vez mais longe”.