CICLISMO

Mineiro candidato à Olimpíada de Tóquio vence o Desafio Timon Bikers

O deslocamento para a largada oficial foi às 7 horas da Praça São José, no centro de Timon


Timon Bikers

Timon Bikers Foto: Márcia Cristina

Quatro anos e uma prova memorável, com alto nível técnico e de organização. Assim foi o Desafio Timon Bikers, competição oficial de mountain bike maratona que agitou toda a cidade de Timon, a terceira maior cidade do Maranhão, separada da capital do Piauí, Teresina, apenas pelo Rio Parnaíba. Dos mais de 500 inscritos, largaram 430 bikers oriundos de oito estados, na manhã deste domingo (1º/09), com 83 km de percurso para as categorias Pro e 38 km para as categorias Junior, Juvenil e Turismo. A realização é da Equipe Timon Bikers Adventure  (TBA).

  O deslocamento para a largada oficial foi às 7 horas da Praça São José, no centro de Timon. Os mineiros João Gabriel Marques, 23, e Daniel Zoia, 32, ambos mineiros da categoria Elite e integrantes da equipe Corinthians Audax, foram os primeiros a concluir o percurso de 83 km. Zoia é o atual campeão da prova.

O Desafio, que valeu pontos para a 8ª etapa do Piauiense de MTB da Federação de Ciclismo do Piauí (FCP) e 6ª etapa do Maranhense, também valeu como etapa do ranking nacional de classificação máxima (XCM1) da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Do total de inscritos as categorias masculina e feminina de Turismo foram um dos destaques, com 186 inscritos.

Marques e mais quatro atletas do pelotão da Elite Masculino, que abriu a prova, foi até o final da prova, administrando principalmente o forte calor da região nesta época do ano, o que para ele foi o principal adversário, além dos bancos de areia. “Vim toda a prova junto com mais quatro adversários, entre ele o meu parceiro de equipe Zóia, mas no quilômetro final, consegui mais fôlego, e venci. Agora é me concentrar para as próximas etapas do ranking internacional, que acontecerão até o próximo ano em países como Chile, Argentina e também na Europa. Os três melhores da seleção brasileira estarão automaticamente nas Olimpíadas de Tóquio e estou focado para conseguir a vaga”, disse o atleta que é campeão brasileiro, campeão Pan-Americano e tri-campeão da Copa Internacional de MTB Cross Country (2015/2016/2017). Dos cinco ciclistas da modalidade, apenas três irão para o Japão em busca de medalha no próximo ano.

A premiação do Desafio Timon Bikers foi de R$ 16 mil em prêmios, dividida entre os primeiros colocados das categorias Pro. Além disso, o melhor atleta do Piauí na prova, Francisco Édio (Equipe Audax), recebeu uma premiação especial de R$ 1.000,00, bem como o mesmo prêmio para o melhor colocado do Maranhão, o atleta Joelson Lima Lopes (Equipe TBA), da categoria Elite, que ficou na 7ª colocação geral. A organização também premiou com troféus os cinco primeiros de todas as categorias e medalhas para todos que concluíram a etapa.

O secretário estadual de Esportes do Maranhão, Rogério Cafeteira, esteve presente no evento, que teve apoio do Governo do Maranhão e da Prefeitura Municipal de Timon, que teve a presença do vice-prefeito, João Rodrolfo.

            No feminino, deu o favoritismo da piauiense Karine Frota, na categoria Elite, se confirmou, ela venceu as adversárias com o tempo de 3h29min19s, seguida pela atleta de Caxias, Maranhão, Joilma Nunes, com o tempo de 3h53min06s. Na categoria Master Feminino, venceu a atleta de Floriano, que mora em Barão de Grajaú, MA, Antonia Luíza Santos, a Pituíba, com o tempo de 3h49min44s. O resultado geral já está disponível no site www.xcrono.com.br e também estará no site www.fciclopi.com

 

CAMPEÕES GERAIS – DESAFIO TIMON BIKERS 2019

1º João Gabriel Marques Almeida – MG – 2h46min09s  - (Corinthians Audax)
2º Daniel Zoia – MG – 2h46min20s - (Corinthians Audax)
3º Francisco Edio Neves da Silva – PI – 2h46min25s - (Audax)
4º Kennedy da Silva Oliveira – PI – 2h55min23s - (Oeiras Bikers Club)

5º - Davi Rodrigues – PI 2h55min23s  (Bora Dotô/São Raimundo Nonato)

Fonte: ALdeia

Próxima notícia

Dê sua opinião: