
O goleiro alemão Manuel Neuer ganhou mais um troféu para sua coleção. Com o final do ano, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) elegeu o camisa 1 do Bayern de Munique e da seleção da Alemanha como o melhor goleiro do mundo. O jogador conquistou o prêmio pelo quarto ano consecutivo.
De acordo com o índice da organização, Neuer terminou 2016 com 156 pontos, uma larga vantagem para o segundo colocado, Gianluigi Buffon, que somou 91. O alemão igualou o goleiro da Juventus e da seleção italiana ao levar a taça pela quarta vez na carreira, recorde agora dividido pela dupla.
Quem apareceu em terceiro lugar foi o goleiro Rui Patrício, campeão da Eurocopa com Portugal e titular do Sporting de Lisboa. Ele encerrou o ano com 50 pontos, cinco a mais que o quarto colocado, Claudio Bravo, ex-Barcelona e atualmente no Manchester City.
David De Gea, do Manchester United, Jan Oblak, do Atlético de Madrid, Hugo Lloris, do Tottenham, Keylor Navas, do Real Madrid, Thibaut Courtois, do Chelsea, e Dennis Onyango, do Mamelodi Sundowns (representante da África no último Mundial de Clubes), completam o Top 10 em ordem.
Ainda pontuaram Petr Chech, do Arsenal, Handanovic, da Inter de Milão, e Ter Stegen, do Barcelona.
Confira a lista completa:
Manuel Neuer - 156 pontos
Gianluigi Buffon - 91 pontos
Rui Patrício - 50 pontos
Claudio Bravo - 45 pontos
David De Gea - 37 pontos
Jan Oblak - 31 pontos
Hugo Lloris - 29 pontos
Keylor Navas - 18 pontos
Thibaut Courtois - 13 pontos
Denis Onyango - cinco pontos
Petr Cech - quatro pontos
Samir Handanovic - dois pontos
Marc André Ter Stegen - um ponto
Fonte: UOL