
A jovem jornalista Natália Costa e Silva, 26, repórter do Portal Piauí Hoje, deu um show de talento e representatividade ao conquistar o primeiro lugar na categoria Jornalismo Universitário do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Sua reportagem vencedora, “Universidade como fonte de renda: pequenos empreendedores que encontraram na UFPI uma forma de ganhar a vida”, foi destaque em cerimônia realizada nesta terça-feira (30), na sede do Sebrae, em Teresina.
A vitória de Natália é mais do que um prêmio individual; é a comprovação do vigor do jornalismo produzido no Piauí e um exemplo do talento que emerge das salas de aula da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Formada pela instituição, ela integra uma nova geração de profissionais preparados para investigar, narrar e dar voz a histórias que transformam a sociedade.
“Estou muito feliz com a premiação. É um reconhecimento muito importante para minha carreira jornalística”, celebrou a repórter.
Natália mostra o troféu e o cheque de R$ 1.500,00 do prêmio que ganhou O prêmio e seu impacto
Instituído pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um dos mais respeitados concursos da área no país. Seu objetivo central é incentivar e reconhecer trabalhos jornalísticos que coloquem em evidência temas ligados ao empreendedorismo e aos pequenos negócios.
Ao longo de suas 12 edições, o PSJ tem desempenhado um papel crucial em duas frentes: para o jornalismo, fomenta a pauta econômica com um olhar social, indo além dos grandes números e focando nas pessoas por trás dos negócios; para as micro e pequenas empresas, que são a espinha dorsal da economia brasileira, a premiação garante visibilidade, mostra os desafios do setor e inspira outros empreendedores com cases de sucesso.
A edição deste ano, com o tema “Empreendedorismo com Foco nos Pequenos Negócios”, reforçou esse compromisso. A matéria de Natália foi um perfeito exemplo, ao trazer à tona os desafios e as oportunidades vividas por comerciantes que atuam dentro do campus da UFPI, mostrando a universidade como um ecossistema pulsante de geração de renda.
O Jornalismo como pilar social
A conquista da jornalista piauiense ressalta a importância do jornalismo para a sociedade. É por meio de reportagens bem-apuradas e sensíveis ao contexto local que a população tem acesso a informações de qualidade, que histórias inspiradoras ganham repercussão e que o poder público e a sociedade civil são mobilizados para agir. Prêmios como o do Sebrae são fundamentais para incentivar a produção desse conteúdo aprofundado, valorizando o trabalho dos profissionais e das instituições de ensino que os formam.
Como premiação, Natália Costa recebeu R$ 1.500,00, um certificado e um troféu. Mais do que o valor em dinheiro, a vitória sela o seu potencial e serve de estímulo para que outras instituições continuem a promover iniciativas semelhantes, reconhecendo e fomentando o talento que, como o dela, está pronto para brilhar.
Mais conteúdo sobre:
#Prêmio Sebrae de Jornalismo #Natália Costa #Jornalismo Universitário #UFPI #pequenos negócios #Portal Piauí Hoje #jornalismo piauiense #Sebrae #premiação jornalística #nova geração