Entretenimento

SÓSIAS

Alunos da UFPI organizam concurso de sósias de Fernanda Torres

O evento busca arrecadar fundos para a formatura de uma turma de Jornalismo

Isaac

13 de março de 2025 às 11:38


Reprodução/Redes sociais Alunos da UFPI promovem concurso de sósias de Fernanda Torres para arrecadar fundos para a formatura
Alunos da UFPI promovem concurso de sósias de Fernanda Torres para arrecadar fundos para a formatura

Alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão organizando um concurso de sósias da atriz Fernanda Torres buscando arrecadar fundos para a formatura da turma. O evento acontecerá no dia 20 de março, às 18h, no Espaço Carretel, na universidade. 

Segundo Rauena Pinheiro, estudante de Jornalismo e membro da comissão de formatura, a ideia é uma forma de descontração, com um propósito coletivo: arrecadar dinheiro para o evento de formatura. "Faço parte da comissão de formatura de uma das turmas de Jornalismo e, com o objetivo de arrecadar recursos, decidimos realizar uma festa. Recentemente, os concursos de sósias de famosos viralizaram nas redes sociais e vimos que essa seria uma maneira divertida de arrecadar dinheiro", disse.

A escolha pela atriz Fernanda Torres surgiu como uma homenagem. "A ideia de fazer o concurso de sósias da Fernanda Torres veio por conta dos recentes acontecimentos envolvendo o filme Ainda Estou Aqui, estrelado por ela, que foi indicado ao Oscar. Ela também já havia vencido o Globo de Ouro. Além disso, é uma forma de homenagear esse ícone do cinema brasileiro", explica a estudante.

A competição segue uma tendência nacional de concursos de sósias de celebridades, combinando diversão e criatividade. Recentemente, um concurso de sósias de Marisa Monte, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), ganhou grande repercussão, e até a própria cantora brincou com a possibilidade de entrar na disputa. 

"Vi que está rolando um concurso de sósias meu e já tô aqui me preparando para entrar na brincadeira. Amei a iniciativa e o carinho de vocês. Estou de olho em tudo por aqui, sempre! Será que eu tenho chances?", compartilhou Marisa Monte, nas redes sociais.

whatsapp-image-2025-03-13-at-11_8b0bfefe47af5b18d524f70c7e34f58c58af4e83.jpeg
Marisa Monte comenta concurso de sósias na UFPA, em Belém, e Fernanda Torres entra na disputa: 'que vença a melhor' - Reprodução / Redes sociais

Um concurso de sósias de Selton Mello, realizado no Rio de Janeiro, teve um vencedor inusitado: Ramon Carneiro, um jovem negro, foi eleito "o primeiro sósia negro de Selton Mello."

A moda dos concursos de sósias

Embora os concursos de sósias possam parecer inusitados à primeira vista aqui no Brasil, essa tendência tem se espalhado rapidamente em diversos países, com a busca pelo sósia perfeito ganhando força nas redes sociais.

A primeira "vítima" do fenômeno foi o ator Timothée Chalamet. Em outubro de 2024, milhares de pessoas se reuniram no Washington Square Park, em Nova York, para ver mais de uma dúzia de jovens de 20 e poucos anos, com cabelos castanhos, competindo pelo título de sósia não oficial do ator. Organizado pelo YouTuber Anthony Po, o evento resultou em algumas prisões, uma multa de US$ 500 (aproximadamente R$ 3.000) e até a aparição do próprio ator, indicado ao Oscar.

Logo depois, a moda ganhou mais força. O ator Paul Mescal inspirou dois concursos, um na Irlanda e outro no Reino Unido. Outros nomes, como Harry Styles, Dev Patel, Zayn Malik e Jeremy Allen White, também foram homenageados por meio dessas competições.

(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI - 960