Após a aplicação das provas teóricas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024, no domingo (24), os participantes devem ficar atentos ao prazo até 5 de dezembro para preencher o Questionário de Avaliação Prática (AP). O Enade avalia cursos de Licenciatura que formam futuros professores para a educação básica.
O Questionário de AP, aplicado durante os estágios supervisionados, procura avaliar as habilidades práticas dos estudantes e as condições de trabalho dos docentes. Os estágios devem ser feitos em escolas públicas ou privadas de educação básica.
A avaliação prática é uma novidade nesta edição, sendo a primeira vez que o Enade inclui uma avaliação das habilidades docentes dos estudantes de graduação.
No sábado, os participantes já preencheram o questionário sobre o perfil e contexto de sua formação até o ensino superior. Essas informações são importantes para entender a realidade dos cursos e das instituições de ensino.
O Enade é obrigatório para a conclusão do curso de graduação e deve ser feito por todos os estudantes de licenciatura habilitados. Os cursos avaliados são nas áreas de Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Inglês), Letras (Português), Letras (Português e Espanhol), Letras (Português e Inglês), Matemática, Música, Pedagogia e Química.
Realizado anualmente pelo Inep, o Enade avalia o desempenho dos estudantes de graduação, considerando conteúdos programáticos, habilidades e competências para o mercado de trabalho. Os resultados ajudam a melhorar as políticas educacionais e os processos pedagógicos das instituições de ensino superior.
Fonte: Agência Brasil