A Universidade Federal do Piauí - UFPI, poderá ganhar, em breve, seu museu no Campus de Teresina. O arcevo seria compsto por máquinas e equipamentos considerados obsoletos, ultrapassados e fora de uso por causa da mordernidade e das novas tecnologias.
A princípio, o museu seria o "Museu da Comunicação", composto por parte das maquinas e equipamentos da gráfica da UFPI. Mas existem equipamentos e máquina de outros setores da UFPI que podem compor esse acervo. Por isso a ideia foi ampliada para criação da instituição como um todo.
O professor Achylles Costa, do Curso de Jornalismo, informou que na universidade existem muitos equipamentos antigos que são recolhidos pelo tombamento e todo esse material pode servir para o museu.
Entre as máquinas e equipamentos sem uso na UFPI, segundo Achylles, estão câmeras fotográficas analógicas, retroprojetores, projetor de slides, máquinas de datilografar, mimeógrafos, impressoras, rádios AM, gravadores de fita k7, fax, monitores e televisores de tubo. "Eles não são mais utilizados e que podem servir para um museu", disse o professor.
O jornalista Fenelon Rocha, outro entusiasta da criação do Museu da UFPI, diz que a idea de um projeto para criar um museu com equipamentos antigos. A instalação seria no Campus Petrônio Portela, em Teresina. Fenelon diz que a ideia ainda é preliminar, mas garante que realmente existe o pensamento e algumas conversas e tratativas no sentido da criação deste importante espaço de cultura, arte e história na universidade.
Além de maquinas e equipamentos, fotografias, filmes, trabalhos de pesquisas e outros documentos históricos também poderão compor o acervo do primeiro museu de uma instituição federal de ensino no Piauí.
História
Universidade Federal do Piauí (UFPI) é uma instituição federal de Ensino Superior sediada na cidade de Teresina - Estado do Piauí e com campi nas cidades de Picos, Floriano e Bom Jesus. A Instituição é mantida pela Fundação Universidade Federal do Piauí - FUFPI (criada pela Lei nº 5.528, de 12/11/1968) e é financiada com recursos do Governo Federal.
A UFPI foi instalada em 01 de março de 1971 a partir da fusão de algumas faculdades isoladas que existiam no Estado - Faculdade de Direito, Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Administração (Parnaíba) e Faculdade de Medicina.