Educação

EDUCAÇÃO

Programa Futuras Cientistas abre inscrições para imersão em 2027

Alunas e professoras podem conhecer centros científicos através do MCTI

Teresinha Ferreira

30 de setembro de 2026 às 14:40 ▪ Atualizado há 1 hora

Ver resumo
  • Inscrições abertas para o projeto Imersão Científica 2027 do Programa Futuras Cientistas.
  • Destinado a alunas do ensino médio e professoras de escolas públicas brasileiras.
  • Prazo de inscrição até 26 de outubro.
  • Total de 470 vagas gratuitas, com acesso a laboratórios e centros de desenvolvimento tecnológico.
  • Vagas: 320 para estudantes do 2º ano do ensino médio e 150 para professoras.
  • Reservas de vagas para ações afirmativas: 30% para candidatas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas, 5% para pessoas com deficiência e 5% para mulheres transexuais, travestis e intersexo.
  • A imersão ocorrerá de 4 a 29 de janeiro de 2027, com 80 horas de atividades.
  • Inclui 114 projetos, com 20 opções de participação remota.
  • CNPq oferecerá auxílio de R$ 300 e kits para atividades remotas.
  • Dúvidas podem ser esclarecidas via e-mail futurascientistas@cetene.gov.br.

Agência Brasil Programa Futuras Cientistas
Programa Futuras Cientistas

Estão abertas as inscrições para o projeto Imersão Científica 2027, promovido pelo Programa Futuras Cientistas, ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Alunas do ensino médio e professoras de escolas públicas do Brasil têm até 26 de outubro para participar.

Serão oferecidas 470 vagas de forma gratuita, permitindo o acesso a laboratórios e centros de desenvolvimento tecnológico. As candidatas podem se inscrever diretamente pela internet, apresentando documentos pessoais como identificação, boletim escolar ou diploma de licenciatura, entre outros.

No total, o programa disponibiliza 320 vagas para estudantes do 2º ano do ensino médio e 150 para professoras, todas da rede estadual. Além disso, o edital prevê reservas para ações afirmativas, com 30% das vagas destinadas a candidatas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas, além de 5% para pessoas com deficiência e 5% para mulheres transexuais, travestis e intersexo.

A imersão ocorrerá de 4 a 29 de janeiro de 2027, totalizando 80 horas de atividades em 20 dias úteis. Participantes terão a oportunidade de vivenciar a pesquisa científica sob a tutoria de especialistas na área.

De acordo com o programa, há 114 projetos, incluindo 20 opções de participação remota. O CNPq oferecerá um auxílio de R$ 300 às participantes e fornecerá kits para as atividades remotas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail futurascientistas@cetene.gov.br.

Fonte: Agência Brasil