
Nesta quarta-feira (15), o Brasil celebra o Dia Nacional do Professor, uma data dedicada a homenagear os profissionais que transformam vidas por meio do conhecimento.
Com dedicação, sensibilidade e compromisso, os professores inspiram seus alunos, despertam talentos e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e preparada para o futuro.
Ser professor no Brasil é exercer uma missão nobre, é formar cidadãos, incentivar sonhos e semear o aprendizado que move o desenvolvimento do país.
Inspirações que marcam gerações
Estudante de jornalismo da UFPI, Rita de Kássia | Foto: Piauí Hoje
A estudante Rita de Kássia destaca a importância das professoras que marcaram sua trajetória acadêmica.
"A professora Nilsângela Cardoso é uma grande inspiração para mim. Ela tem uma postura admirável enquanto mulher e educadora, e uma oratória que encanta a todos", afirma
Rita também ressaltou a influência positiva da professora Lívia Barroso, coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Ela tem uma história de vida muito bonita e é uma pessoa inspiradora, que me motiva a ser uma jornalista melhor.
Professoras da UFPI Lívia Barroso e Nilsângela Cardoso | Foto: reprodução/instagram
O doutorando Francisco Filho, que já atua como docente, contou que professores o incentivaram a seguir o mesmo caminho da sala de aula.
O professor Elder Buenos Aires e o Josivan Guedes, ambos da UFPI, são inspirações para mim, tanto como educadores quanto como pesquisadores. Eles representam o que há de melhor na docência universitária.
Doutorando da UFPI, Francisco Filho | Foto: Piauí Hoje
Já o estudante Miguel Vinícius tem como referência de vida a professora Aldenora Cavalcante.
“Ela pratica um jornalismo sensível e humano, que escuta as múltiplas vozes do mundo. Aldenora é uma inspiração como pessoa, jornalista e professora”, destacou.
Estudante Miguel Vinícius e professora Aldenora Cavalcante | Fotos: Piaui Hoje e Reprodução/Instagram
Desafios da profissão
Segundo dados divulgados em 2024, os professores brasileiros ganham, em média, 47% menos que os educadores dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Além da baixa remuneração, o cenário é agravado pela violência no ambiente escolar. Relatórios recentes apontam um aumento preocupante da violência nas escolas brasileiras.
Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), um em cada dez professores já testemunhou atentados contra a vida dentro do ambiente escolar, enquanto quatro em cada dez relataram ter presenciado episódios de agressão.
Educação como base de todas as profissões
O Dia do Professor é uma data para reconhecer o papel essencial desses profissionais, que formam todas as outras carreiras e constroem o conhecimento em meio a tantos desafios.
Apesar das dificuldades, a dedicação, o afeto e a capacidade de transformar realidades por meio da educação fazem dos professores verdadeiros agentes de mudança e esperança em um país que ainda precisa aprender a valorizá-los plenamente.
Mais conteúdo sobre:
#Dia do Professor #educação no Brasil #valorização docente #professores inspiradores #UFPI #ensino #carreira docente