EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Da Redação
03 de julho de 2026 às 14:30 ▪ Atualizado há 56 minutos
O município de Altos recebeu, nesta sexta-feira (3), um novo campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI). A unidade foi inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a presença do governador Rafael Fonteles, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e outras autoridades. As aulas têm previsão para começar em agosto, favorecendo o acesso à educação profissional para a região.
O presidente Lula participou da inauguração do campus do IFPI de forma remota. Ele conduziu a cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, e discursou simultaneamente para várias cidades através de transmissão ao vivo (videoconferência), conectando-se com as autoridades presentes presencialmente no município piauiense.
Durante a inauguração, Lula enfatizou a importância do investimento na educação como estratégia de desenvolvimento para o país.
"A educação deve ser prioridade para que o Brasil avance. Estamos focados em ampliar escolas de tempo integral e garantir alfabetização na idade certa", afirmou o presidente.
O governador Fonteles destacou que este é o primeiro de mais de 100 institutos federais a ser completamente construído do zero.
"Com o início das aulas em agosto, esperamos também concluir os campi de Barras, Esperantina e Luzilândia em breve", ressaltou.

O reitor do IFPI, Paulo Borges, referiu-se à expansão como fruto do compromisso com a educação pública.
"O investimento de R$ 4 bilhões na educação profissional é um reflexo dessa prioridade", disse.
Com um aporte de R$ 25 milhões, a nova unidade é o 21º campus do IFPI no estado, reforçando a colaboração entre as políticas educacionais federal e estadual. O secretário de Educação, Rodrigo Torres, lembrou que o Piauí lidera o país em matrículas em cursos técnicos no ensino médio.
Para o prefeito de Altos, Maxwell Pires, "o campus representa um sonho realizado para a juventude, que agora pode acessar a educação profissional sem precisar se deslocar para Teresina".
Fonte: Governo do Piauí
Enem 2026
INTERCÂMBIO EDUCACIONAL
Educação e Sustentabilidade
FISCALIZAÇÃO
REDE MUNICIPAL
DINHEIRO