Educação

FORMAÇÃO

Inscrições abertas para cursos de Libras em Teresina e Piracuruca

Seduc oferece 560 vagas em cursos presenciais e remotos para educadores e comunidade

Da Redação

Terça - 11/02/2025 às 09:01



Foto: Freepik Língua Brasileira de Sinais
Língua Brasileira de Sinais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu 560 vagas para cursos de Libras, para atender educadores, surdos e a comunidade em geral. Os cursos, que serão oferecidos nas modalidades presencial e remota, estão com inscrições abertas até 14 de fevereiro de 2025, nos horários de 8h às 11h e 14h às 17h.

As aulas acontecerão no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento a Pessoas com Surdez (CAS), em Teresina e Piracuruca, com previsão de início no primeiro semestre de 2025. Em Teresina, as aulas presenciais serão no CAS, situado na Av. São Raimundo, 568, no bairro Piçarra, e no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Matias Olímpio, localizado na Av. Jacob Almendra, 498, no Centro Norte. Já em Piracuruca, os cursos ocorrerão no Ceti Anísio Brito, na Av. Coronel Pedro de Brito, 1215, no Centro.

Os cursos oferecidos incluem Libras Básico, Intermediário (Libras II), Prática de Libras, Libras/Português (Interpretação Direta) e Libras Kids.

Quem deseja ingressar no curso de Iniciação à Libras (Libras I) não precisará fazer nenhum teste, podendo se inscrever até que as vagas se esgotem. As senhas serão entregues por ordem de chegada, com a exigência de apresentar documento com foto e comprovante de residência.

Para os cursos de Libras Intermediário (Libras II), será necessário passar por uma avaliação em duas etapas: uma prova teórica e uma prática. No caso de inscrição remota, a avaliação será apenas prática. Os detalhes sobre os horários e os conteúdos dos testes estarão disponíveis no edital, e as provas ocorrerão entre os dias 17 e 22 de fevereiro de 2025.

Após os testes, os aprovados deverão entregar os documentos necessários na secretaria do polo de sua escolha. Será solicitado a cópia do RG ou CNH, comprovante de residência e, para os professores, a declaração da escola em que trabalham.

As aulas começam no dia 17 de fevereiro para os cursos sem testes e no dia 24 de fevereiro para os cursos que exigem avaliação.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<