FALTA RECURSOS

CNPq suspende novas bolsas de pesquisa por falta de verba

De acordo com o órgão, o orçamento previsto para 2019 é insuficiente até mesmo para pagar as 84 mil bolsas que já estão em vigência


Sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Foto: Reprodução/Brasil 247

 O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), suspendeu a concessão de novas bolsas de pesquisa devido a falta de verbas. De acordo com o órgão, o orçamento previsto para 2019 é insuficiente até mesmo para pagar as 84 mil bolsas que já estão em vigência. As novas bolsas ficam suspensas enquanto o governo Jair Bolsonaro não liberar crédito suplementar.

O edital interrompido foi lançado em junho do ano passado e previa duas chamadas de pesquisadores selecionados, uma no início e outra no meio deste ano. Estava prevista a liberação de R$ 60 milhões para doutorandos, pós-doutorandos e professores visitantes. 

A suspensão até o fim de setembro tem como expectativa a liberação de um crédito suplementar. O ministério pediu ao governo federal uma suplementação de R$ 310 milhões, valor que seria necessário para pagar as 84 mil bolsas em vigência.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: