DINHEIRO

Teresina recebe nova agência da Unicred Integração com estrutura Premium

Cooperativa de crédito mantém processo de expansão no Nordeste com nova agência no Piauí. Inauguração será em 5 de julho


Dinheiro

Dinheiro Foto: @Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio que tem crescido no Brasil. De 2016 a 2020, a carteira de crédito do setor pulou de 2,74% do total do Sistema Financeiro Nacional (SFN) para 5,1%, segundo relatório do Banco Central do Brasil (Bacen). Como reflexo desse cenário, a Unicred Integração segue com os planos de expansão para 2022, principalmente para a região Nordeste do país.

Esse movimento começou com a inauguração das agências de Fortaleza e Natal, em março deste ano, e agora com a inauguração da agência em Teresina, no Piauí, no próximo dia 5. A expansão é um marco da retomada do cooperativismo na cidade, uma vez que a capital não contava com uma agência da Unicred já há anos.

Além da Unicred Integração, outras cooperativas do sistema Unicred também estão neste movimento de expansão para outras regiões do país, a exemplo da recente inauguração de agências no Mato Grosso do Sul e em Pernambuco.

Dessa forma, a Unicred reafirma sua consolidação na região e dá mais um passo para oferecer soluções econômicas e financeiras de excelência para seus cooperados em Teresina e no Nordeste de forma geral. De acordo com o Dr. Antonio Cesar de Oliveira Cé, presidente da Unicred Integração, a principal necessidade da cooperativa é assistir a uma região que, até então, não possuía a presença que a Unicred desejava.

“Nossa cooperativa esteve presente em todo o território nacional, porém algumas regiões estavam desassistidas de nossos serviços. Pensando nisso, a Unicred se reestruturou e tomou a decisão de expandir para estas regiões”, explica.

Intenção de consumo das famílias cresce 2,9%

Piauí foi o único estado do Nordeste que reduziu a pobreza nos últimos dois anos

Estudantes enfrentam desafios ao ingressarem na universidade

Incentivo ao desenvolvimento da economia local

Uma pesquisa do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) projeta a abertura de 1,3 mil novas cooperativas no País até 2022, com a geração de 13 mil postos de trabalho, em média. Como estímulo à onda de crescimento, o Programa “Desafios 2022”, do Banco Central, propõe a ousada meta de conduzir o movimento a uma participação de 20% nas operações de crédito concedidas pelo SFN.

Alguns dos grandes focos de expansão são as Regiões Norte e Nordeste, que ainda têm uma participação modesta no setor. A proposta do Bacen é ampliar de 13% para 25% a presença de cooperativas nessas Regiões. Essa é uma forma de incentivar as comunidades a terem instituições financeiras pautadas pelo desenvolvimento da economia local, inclusão e com foco na evolução social.

Dentro dessa linha, a expansão da Unicred Integração (sediada no Rio Grande do Sul), para a Região Nordeste do País, vem somar aos grandes objetivos do setor. Mesmo ante à recente crise sanitária mundial, observou-se que a cultura do cooperativismo aparece como parte da solução para muitos empresários e empreendedores.

Segundo Marlúcio Aguiar, gerente da Agência de Teresina, o relacionamento mais próximo com os associados apresentando soluções financeiras desenhadas a partir de necessidade dos cooperados, bem como as melhores condições no portfólio de produtos são os grandes diferenciais da Unicred.

“Para ser nosso cooperado, a pessoa se associa e se torna dono do negócio também. Dessa forma a ideia do empreendedorismo já inicia aí. Parte dos resultados que são gerados retornam. Nós colaboradores somos profissionais, temos uma visão macro, e ao conversarmos com o cooperado sempre damos alguma ideia. Nossa ideia também é reunir pessoas de diversos segmentos em nosso ambiente para fazer a troca de conhecimentos, a cooperação”, destaca.

A Unicred Integração oferece uma variada carta de serviços que estimulam o empreendedorismo local. Em 2021, o sistema Unicred conquistou os melhores resultados de sua história, com um resultado inédito de mais de R$ 426,8 milhões, cerca de 70% de crescimento em relação ao ano de 2020. Isso reflete a participação e voz ativa dos associados nas decisões financeiras. Para a Unicred, seus cooperados são a peça fundamental para o desenvolvimento no país.

Mais espaço e melhor estrutura aos cooperados do Nordeste

Ao todo, a Unicred Integração Teresina contará com 8 salas em um prédio com estrutura de 320 m². A agência está situada no bairro Fátima, na Avenida Elias João Tajra, sendo esta uma das melhores localizações da cidade para o novo empreendimento. A expectativa é que a nova agência ofereça mais estrutura e comodidade, uma experiência Premium para todos os cooperados da região.

“Teremos uma bela estrutura, com salas, espaço privado para os cooperados, estacionamento, mezanino etc.”, diz Marlúcio Aguiar, e complementa: “temos diversas soluções como investimentos, crédito, consórcio, previdência, cartão de crédito. Nosso portfólio é completo quando falamos de instituição financeira, com a diferença que o cooperado sabe que ao fazer conosco, ele gera resultado para si”, conclui.

Sobre a Unicred Integração

A Unicred Integração ganhou essa denominação em 1º de abril de 2013, a partir da visão empreendedora de seus Conselhos de Administração, que resultou na unificação de três cooperativas regionais gaúchas: Unicred Nordeste (sede em Caxias do Sul), Unicred Litoral Sul (sede em Rio Grande) e Unicred Pelotas. Atualmente com mais de 12 mil cooperados, proporciona suporte financeiro por meio de créditos, aplicações financeiras e prestação de serviços da forma mais simples e benéfica.

Organizada em bases democráticas, busca atender às necessidades dos cooperados, também donos da instituição financeira, a Unicred está de portas abertas para atender novos cooperados e trazer todos os benefícios do cooperativismo para Teresina.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: