Economia

INFLAÇÃO EM QUEDA

Inflação tem queda de 0,40% e atinge menor nível desde 2022

IPCA-15 indica queda impulsionada por energia elétrica e alimentos, segundo o IBGE.

Teresinha Ferreira

26 de agosto de 2026 às 10:01 ▪ Atualizado há 1 hora

Ver resumo
  • O IPCA-15 registrou uma queda de 0,40% em agosto, a menor desde agosto de 2022.
  • A queda foi influenciada pelo Bônus de Itaipu na conta de luz e pela redução nos preços dos alimentos.
  • O acumulado dos últimos 12 meses ficou em 4,24%.
  • Cinco dos nove grupos avaliados tiveram deflação, com destaque para alimentação e bebidas (-0,57%) e habitação (-1,41%).
  • A energia elétrica residencial caiu 6,25% devido ao Bônus de Itaipu.
  • No setor de transportes, as passagens aéreas caíram 13,30%, com reduções também nos preços do etanol (-3,63%), gasolina (-1,23%) e diesel (-0,71%).
  • O IPCA-15 antecipa a inflação oficial e utiliza metodologia semelhante ao IPCA.
  • Dados foram coletados entre 16 de julho e 14 de agosto.
  • A expectativa do mercado é uma inflação de -0,18% para agosto segundo o boletim Focus.

Agência Brasil Inflação tem queda
Inflação tem queda

A prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou uma queda de 0,40% em agosto, a menor desde agosto de 2022, quando atingiu -0,73%. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desconto do Bônus de Itaipu na conta de luz e a redução nos preços dos alimentos foram fatores determinantes para o recuo. Em julho, o indicador havia subido 0,06%, acumulando 4,24% nos últimos 12 meses.

Dos nove grupos de produtos e serviços avaliados pelo IBGE, destaque para a deflação em cinco categorias, com ênfase em alimentação e bebidas (-0,57%) e habitação (-1,41%). O preço da energia elétrica residencial despencou 6,25%, graças ao Bônus de Itaipu.

No setor de transportes, a deflação foi influenciada pela queda de 13,30% nas passagens aéreas e reduções nos preços dos combustíveis, incluindo etanol (-3,63%), gasolina (-1,23%) e diesel (-0,71%).

O IPCA-15, que antecipa a inflação oficial medida pelo IPCA, utiliza metodologia semelhante, mas com diferença na coleta de dados. Para a pesquisa atual, os valores foram coletados entre 16 de julho e 14 de agosto. Ambos os índices consideram o consumo de famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos.

A expectativa do mercado, conforme o boletim Focus do Banco Central, é de uma inflação de -0,18% para agosto.

Fonte: Agência Brasil