Arte e Cultura

EDUCAÇÃO

Professora escreve livros de literatura infantil para ensinar geometria e inclusão

Autora piauiense lança livros que unem fantasia, inclusão e aprendizado em sala de aula

Da Redação

Segunda - 30/06/2025 às 12:00



Foto: Piauí Hoje Pedagoga e escritora Célia Revilândia
Pedagoga e escritora Célia Revilândia

Depois de reimaginar o “Cabeça-de-Cuia”, a escritora Célia Revilândia voltou às prateleiras com dois títulos que misturam fantasia e didática: “Leno – O Triângulo de Bermudas” (2023) e “A Revolta das Fadas” (2024). Ambos nasceram de desafios na própria escola onde leciona.

Eu precisava de um texto para ensinar triângulo escaleno, isósceles e equilátero sem virar sermão”, contou no Simbora Cast, em um bate-papo com o professor Wellington Soares. Em “Leno”, cada irmão-triângulo tem forma diferente e vive uma aventura que passa por cartazes, placas de trânsito e telhados. O livro já é usado em aulas de Literacia Matemática e parte da renda está sendo doada à ONG Te Amo, que atende crianças autistas em Teresina.

Na sequência, “A Revolta das Fadas” aborda inclusão e capacitismo em clima de conto de fadas às avessas. Cansadas de papéis estereotipados, as fadas da Cinderela, do Pinóquio e até a Malévola decidem mudar de profissão. Para resolver o caos, a Fada-madrinha pede ajuda “das crianças com corações cheios de verdade”, que devem soprar boas ações em bolhas de sabão, metáfora para empatia e responsabilidade coletiva.

Célia conta uma curiosidade que faz sucesso em oficinas: a bebida favorita das fadas não é poção mágica, mas “cajuína cristalina de Teresina”, referência explícita à cultura local.

Professora da rede municipal e doutora em Ciência da Informação, Célia defende o tripé texto-ilustração-uso pedagógico. “Livro infantil sem ilustração cuidadosa perde força. Mas só faz sentido quando vira ponte para outros conteúdos e valores”, diz.

Os dois títulos circulam em pré-venda pelas redes sociais da autora (@celia.revilandia) e ganham lançamento presencial no próximo mês, durante a Semana do Livro Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: