Arte e Cultura

FESTIVAL DE PARINTINS

Boi Caprichoso vence Festival de Parintins pela terceira vez seguida

Com tema "Cultura - O triunfo do Povo", o Touro Negro emocionou os torcedores

Da Redação

Terça - 02/07/2024 às 09:27



Foto: x/twitter Boi Caprichoso é o vencedor da batalha de Bumbás no Festival de Parintins
Boi Caprichoso é o vencedor da batalha de Bumbás no Festival de Parintins

O Boi Caprichoso venceu a 57º edição Festival Folclórico de Parintins. O resultado foi reconhecido nessa segunda-feira (6), no Bumbódromo, o palco de embate entre os bumbás, coroando a 26ª vitória do time azul e o tricampeonato seguido. O Touro Negro foi campeão também em 2022 e 2023.

A apresentação do Touro Negro emocionou os torcedores com tema Cultura - O triunfo do Povo. Na sexta-feira (28), na primeira noite do festival, o Boi em sua apresentação celebrou culturas plantadas, nascidas e sustentadas por meio da Amazônia Brasileira e o entrelaçar de negros e negras, indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, mestres e mestras da cultura popular local.

Durante a segunda noite, no sábado (29), seguindo a tradição, o fio condutor da narrativa falou sobre as tradições que dão vida ao bumbá. E na última noite, no domingo (30),  o Caprichoso levou ao bumbódromo o tema Saberes: o reflorestar das consciências, exaltando a ancestralidade e os conhecimentos milenares.

Na primeira noite do festival, o Boi Caprichoso conquistou a vitória com 419,8 pontos, superando o Garantido por uma pequena margem (419,7 pontos). Nas noites seguintes, ambos os bois empataram com pontuações idênticas de 419,8 e 419,7. O julgamento envolve 21 critérios, incluindo a categoria “galera”, que avalia a animação e entusiasmo da torcida de cada boi. Curiosamente, ambos receberam 60 pontos nessa categoria específica.


"Fizemos um lindo espetáculo, agradeço também aos nossos artistas, parceiros, amigos, colaboradores. Vamos comemorar", disse o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo. "Vi o trabalho que o presidente Fred teve para equilibrar as finanças do boi contrário, embelezaram a Cidade Garantido, conseguiram melhorar a qualidade do espetáculo e a gente só tem a agradecer e parabenizar eles também", completou.

O Festival de Parintins é o maior espetáculo a céu aberto do mundo, que reúne mais de 100 mil pessoas todos os anos. Em três noites, os bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho) duelam no bumbódromo, arena que tem o formato da cabeça de um boi. Cada bumbá tem até 2h30 para apresentar um conjunto de 21 itens, em um apresentação com cor, dança e música.

Fonte: Correio Braziliense

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: