COVID-19

Pandemia gera empregos temporários

Contratos de trabalho têm período determinado e profissionais ocuparão cargos de trabalhadores em grupo de risco que estão em quarentena


Vagas

Vagas Foto: © Reuters / Paulo Whitaker

A pandemia do novo Coronavírus afetou diretamente o mercado de trabalho, principalmente por causa da quarentena imposta para a maioria dos trabalhadores dos grandes centros urbanos. Porém, com a grande movimentação nos setores de saúde e alimentação, oportunidades temporárias começam a surgir.

Redes de supermercados, hospitais e empresas de entrega estão com vagas abertas para contratos por tempo determinado. Os processos de seleção são acelerados e totalmente digitais - até para evitar o contato presencial. Entre as oportunidades temporárias estão as de atendentes, operadores de caixa, repositores de mercadorias, enfermeiros, técnicos etc.

"O momento é de precaução. Mesmo assim, alguns setores não podem parar e, para manter o serviço à população, precisam adequar o seu quadro de funcionários. Para os jovens em boa saúde física e mental, que estão fora do grupo de risco, a crise pode ser uma oportunidade para ganhar experiência" afirma Deborah Soares, consultora de carreira do Cedaspy, rede de escolas de capacitação para o mercado de trabalho.

A especialista ressalta que toda experiência é válida para as oportunidades que surgem em momentos de crise. "Geralmente, o público jovem se adapta melhor e mais rapidamente a mudanças de cenários", comenta.

Trabalhos temporários em momentos atípicos, na maioria dos casos, têm poucas chances de efetivação. "As empresas afastaram funcionários com alto risco de contaminação e precisam substituí-los temporariamente. Porém, depois que a crise passar, a tendência é que o mercado abra mais vagas para se preparar para a retomada da economia", explica a consultora de carreira.

Dicas para se candidatar a uma vaga temporária em tempos de crise

- Certifique-se que está fora do grupo de risco e em ótima condição de saúde

- Candidate-se a vagas compatíveis com as suas habilidades

- Mostre-se disponível para fazer horas extras e disposto a cumprir metas

- Demonstre organização e boa vontade

- Seja pontual e use roupas adequadas ao cargo e empresa contratante

- Trabalhe em grupo e conserve a boa comunicação com os colegas de trabalho

- Aproveite a oportunidade para ganhar experiência e estabelecer contatos

- Faça uma autoavaliação e invista nos seus pontos fortes

- Prepare-se com cursos online de especialização e capacitação

Sobre o Cedaspy

O Cedaspy atua há 36 anos no mercado na profissionalização e capacitação de jovens, com mais de 300 mil alunos formados em toda sua história. Com 40 unidades em todo o Brasil, a rede de escolas oferece cursos livres regulares focados na preparação de jovens em busca do primeiro emprego. Atualmente, mais de 30 mil alunos estão matriculados em 12 módulos, como web, design gráfico, desenvolvimento de sites, marketing digital, jogos, configuração e manutenção de computadores. Os conteúdos são aplicados por meio da metodologia de ensino EDAA, que abrange os quatro pilares essenciais para o aprendizado: Explanação, Demonstração, Aplicação e Acompanhamento. Um dos fundamentos da instituição é desenvolver o comportamento empreendedor do jovem para estimular seu protagonismo na sociedade.

Fonte: Bruna Ortega

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: